No último sábado (16), o Ituano venceu o Vila Nova por 4 a 3 em um jogo que mostrou – mais uma vez – que o ataque do Galo esteve longe de ser o principal problema do time que teve seu rebaixamento decretado no domingo (17), após a vitória do CRB sobre o Santos.
Mesmo na 18° posição e com seu destino selado para jogar a Série C do Campeonato Brasileiro em 2025, o Ituano tem o sexto melhor ataque da competição. Um número impressionante para um time que faz uma campanha como a do Rubro Negro.
São 43 gols em 37 jogos. Apenas América-MG (9°), Goiás (6°), Ceará (5°), Sport (4°) e Santos (1°) têm números mais positivos.
Em contrapartida, para o time ter chegado nessa situação de tabela com esses números ofensivos, é sinal que a defesa não correspondeu da mesma forma. O Galo tem a pior do campeonato. Foram 62 gols sofridos. Nove a mais que o Guarani e Ponte Preta, que aparecem logo adiante no ranking.
O fato de fazer e sofrer muitos gols proporcionou ao torcedor jogos muito curiosos de se assistir, que contaram com um placar elástico como o do último triunfo contra o Vila Nova. Outros exemplos foram as derrotas por 5 a 3 para o Paysandu e 4 a 2 para o Coritiba, além do empate por 3 a 3 com o Guarani.