Um dos destaques da Bolívia nas partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo contra Colômbia e Argentina, Miguelito teve pouquíssimo espaço no time de Carille, e assim deve seguir. O canhoto de 18 anos atua muito bem pela seleção, mas segundo os próprios companheiros de Santos, não reproduz nos treinos o que faz pelo país. No entanto, dessa vez a decisão pela sua ausência não é técnica - o jogador apresentou um quadro de virose na sua reapresentação ao Peixe.
Na liderança da Série B, o Santos pega o Ceará na terça-feira às 19h, na Vila Belmiro. Fora dos treinos com o grupo no final de semana, o jovem dificilmente entrará em campo contra o Vozão. No total, em quatro partidas que entrou em campo pela equipe profissional, ficou apenas 54 minutos em campo, sem contribuir com gol ou assistência.
O seu grande desempenho nas partidas internacionais gerou polêmica quanto a não utilização do atleta, culminando nas frases polêmicas de Giuliano:
“Peguei pouco ele nos treinamentos. É um jovem com muito talento, perna esquerda excepcional. Falta um pouquinho de intensidade, acho que é uma questão mental, de preparação“ - depois completou -“O que ele consegue fazer no sub-20, na Bolívia, nos treinamentos não consegue. Nós temos que ser realistas. É um grande jogador, vai ser um grande camisa 10, mas ainda não está preparado para isso”
Muitas pessoas no público e na mídia não aprovaram a fala do meia, mas Carille defendeu o jogador:
"A respeito da questão do Giuliano. Os jogadores se sentiram incomodados com tudo e a gente está com muita dificuldade de entender o que vocês (jornalistas) querem. Se é um cara que senta aqui e é político e fica em cima do muro ou se é um cara que se expressa e coloca seus sentimentos".