Foto: Felipe Modesto/Agência Mirassol Na noite desta sexta-feira (19), em confronto válido pela 16a rodada da Série B do Brasileirão 2024, o Mirassol desencantou fora de casa e venceu o Coritiba por 1 a 0, com gol de João Victor, colando no G-4 da competição.
Os donos da casa tiveram bons momentos na partida, pressionando em meio a uma defesa fechada do Mirassol. Contudo, não foi o suficiente para impedir a derrota no Estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR.
O jogo foi movimentado, com chances para os dois lados, apesar do baixo aproveitamento. Foram 19 finalizações para o Coxa e 9 para o Leão.
Os times apareciam na zona intermediária da tabela e estavam com apenas dois pontos de diferença antes do início da partida. Agora, o Mirassol dá um salto e fica somente a um ponto do quarto colocado, o Novorizontino, somando 25 pontos. Já o Coritiba mantém o jejum de um mês sem vitórias, com 20 pontos na 11a colocação.
A partida começou quente, com chances para os dois lados. O Mirassol trabalhou bem a saída de bola e logo no primeiro minuto chegou com perigo ao gol adversário, após cobrança de escanteio de Chico. O goleiro Pedro Morisco afastou o cabeceio, mas o bandeira já havia marcado impedimento.
Aos 7 minutos, cobrança de escanteio para o Coxa, em que Benevenuto subiu mais que Dellatorre, mas acabou mandando para fora. Rapidamente, 3 minutos depois, o time da casa voltou a ameaçar em jogada com Ronier e Robson, após saída de bola errada do Mirassol.
O Coritiba tentava chegar ao gol pelo lado esquerdo, mas em bola atravessada no meio de campo, cedeu contra-ataque. No lance, aos 21 minutos, o Leão roubou a posse e Chico se mandou. Pela esquerda, Dellatorre tentou cruzar, mas o zagueiro alviverde interceptou o chute e mandou para escanteio. Gazal e Morelli se enroscaram na área antes da cobrança e levaram os primeiros amarelos da partida, aos 23.
Somente quatro minutos depois, foi a vez do Coxa ter chance em contra-ataque. Natanael conduzia a bola em disparada quando foi derrubado por Gabriel, que levou cartão amarelo pela falta cometida.
Aos 34, o time paranaense teve nova oportunidade em cobrança de bola parada próximo à área, mas Lucas Ronier mandou direto para fora. Do outro lado do campo, Isaque chegou com perigo por baixo aos 36 minutos, mas o chute do atacante foi defendido pelo goleiro sem maiores dificuldades.
Já no finalzinho, aos 41, em bote errado de Negueba, a bola sobra com Robson, mas Muralha sai do gol para fechar o ângulo do jogador, e na dividida acaba ganhando o escanteio. A cobrança veio somente minutos depois, devido ao atendimento médico para o goleiro.
Apesar das chances criadas, 0x0 ao final da primeira etapa.
Sem mudanças dos dois lados para a segunda metade.
Com menos de 1 minuto, o Coritiba saiu rápido com a bola, pegando a defesa do Leão desajustada. Na bola cruzada pela direita, Negueba se antecipou e fez o corte. Em cobrança de escanteio logo em seguida, lance perigoso na primeira trave.
O quarto amarelo saiu para Lucas Ramon com 7 minutos no relógio, em chegada dura. Na cobrança da falta, Robson bateu de longe mas Muralha fez defesa tranquila. Na sequência, o Mirassol chegou até a área adversária, mas Chico com liberdade bateu em cima de Pedro Morisco.
Com 11 minutos, Vini Paulista desperdiça grande chance, em finalização fraca em cima do goleiro Muralha.
A primeira substituição do jogo veio do técnico Fábio Matias somente aos 13 minutos, na saída de Morelli para a entrada de Éberth. Mozart mexeu aos 16, trocando Marquinhos por Isaque.
Aos 21, o Coritiba chegou com perigo depois de cruzamento de Gelado, com Éberth fazendo cabeceio para baixo. Robson se esticou para tentar completar o lance mas não foi o suficiente. Matheus Bianqui minutos após entrar em campo fez falta em Chico e recebeu o quinto amarelo da partida.
O Mirassol abriu o placar somente aos 33 minutos, na cobrança da falta. João Victor marcou de cabeça, sem chances para o goleiro, após se antecipar a Rodrigo Gelado. Primeiro gol do jogador com a camisa do Leão.
Já nos acréscimos, o time da casa continuou pressionando para chegar ao empate, mas não surtiu efeito.
Placar final: Coritiba 0x1 Mirassol.
Para a próxima rodada, o Coritiba viaja ao litoral para visitar o Santos, na segunda-feira (22), com início marcado para às 20h. Já o time do interior paulista recebe a equipe do Avaí, na terça-feira (23), também às 20h.
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Benevenuto, Bruno Melo e Rodrigo; Morelli, Rodrigo, Sebastian Gómez e Maurício Antônio; Vini Paulista, Robson e Lucas Ronier. Técnico: Fábio Matias.
Mirassol: Alex Muralha; Lucas Ramon, João Victor, Gazal e Zeca; Gabriel, Danielzinho, Isaque e Chico Kim; Negueba e Dellatorre. Técnico: Mozart Santos.