Nesta segunda-feira, o Mirassol oficializou a contratação do lateral-esquerdo Reinaldo, de longa carreira no futebol nacional. Com muita identificação com o São Paulo, o atleta passou as últimas duas temporadas no Grêmio, onde foi titular absoluto e contribuiu com 19 participações em gols em 95 jogos. É mais um jogador com experiência na elite do Brasileirão que se junta ao elenco do Leão para o ano do centenário do clube.
Ver essa foto no Instagram
Trajetória longa e símbolo no São Paulo
Com o slogan “O Reinaldo é do Leão”, a equipe anunciou com muito orgulho a chegada do ala de 35 anos nas suas redes sociais. Será o quinto clube paulista que defenderá em sua carreira profissional. Depois de começar sua carreira na Penapolense em 2010, passou pelo Paulista de Jundiaí, por empréstimo. Se destacou no Sport Recife em 2013 e foi emprestado ao São Paulo, ainda com vínculo à equipe de Penápolis, no mesmo ano.
Teve longa trajetória no Tricolor, com empréstimo para Ponte Preta e Chapecoense em 2016 e 2017, respectivamente. No seu retorno ao MorumBIS, em 2018, chegou com outro patamar de jogador e se tornou parte importantíssima do time do São Paulo, onde seguiu até 2022. Ao todo, vestiu o manto sao-paulino incríveis 367 vezes, saindo como o 25º atleta que mais representou a equipe em toda a história. Foram 32 gols e 42 assistências na passagem.

Foto: Marco Galvão/Fotoarena/Lancepress
Características de jogo
Além de toda a sua vivência, Reinaldo traz características muito ofensivas e participação no ataque em seu jogo. Desde 2016, em apenas duas temporadas não contribuiu com 10 ou mais gols somando bolas na rede e assistências. Bate pênaltis, escanteios e cruza muito bem na área, sendo um dos principais laterais no quesito criação em solo brasileiro na última década.
A ressalva sobre o lateral sempre foi a sua atuação no momento defensivo. Além de não ser muito atlético, rápido ou forte, Reinaldo já demonstrou certa “preguiça” na marcação em alguns lances, sendo alvo constante dos ataques adversários como ponto frágil da defesa de seus times. Cabe ao treinador Eduardo Barroca equilibrar o seu time para abusar de seu talento enquanto não sofre quando estiver sem a bola.
Zeca foi o titular da posição na campanha que levou o Mirassol até a Série A do Brasileirão. O jogador, que é destro e lateral-direito de origem, pode ser utilizado do outro lado para abrir espaço ao medalhão.