O futebol paulista alcançou uma nova marca histórica em 2025. Com a chegada do Mirassol à elite nacional, o estado de São Paulo passa a contar com 34 clubes diferentes que já disputaram o Campeonato Brasileiro Série A. O Leão fez a sua estreia na elite do futebol nacional neste sábado, diante do Cruzeiro, no Mineirão.
A equipe do interior conquistou o acesso com uma campanha sólida e agora se junta a um seleto grupo que inclui gigantes como Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, além de tradicionais representantes do interior e da capital.

Segue a lista:
Portuguesa Santista
Santos
Palmeiras
Corinthians
São Paulo
Ponte Preta
Portuguesa
Botafogo-SP
XV de Piracicaba
América-SP
Comercial
Guarani
Juventus
São Bento
Ferroviária
São Caetano
Paulista de Jundiaí
Nacional-SP
Red Bull Bragantino
São José
União São João
Sãocarlense
Atlético Sorocaba
Ituano
Rio Branco
Mogi Mirim
Noroeste
Olímpia
Matonense
Araçatuba
Santos
Barueri
Mirassol
União Barbarense
Na imagem acima, estão reunidos todos os escudos dessas 34 equipes que já viveram a experiência de disputar a primeira divisão. Entre elas, estão clubes históricos como Portuguesa, Guarani, Ponte Preta, São Caetano e Juventus, além de nomes que tiveram passagens breves pela elite, como Barueri, União São João e Mogi Mirim.
Vale lembrar que alguns desses times, como São Bento, Paulista e Santo André, participaram do Módulo Branco da Copa João Havelange, em 2000. Na ocasião, poderiam ter sido considerados campeões brasileiros, caso avançassem às fases finais, já que a competição unificou todas as divisões.
A estreia do Mirassol na Série A reforça a força e a diversidade do futebol paulista. O estado segue como o maior celeiro de clubes do país na elite do futebol brasileiro.