O Mirassol conseguiu o acesso inédito para a Série A do Brasileirão neste ano. Agora, no ano de centenário, o Leão Caipira fará sua estreia na competição, buscando se espelhar nos últimos estreantes da elite. Na era dos pontos corridos foram quatro clubes que jogaram a divisão pela primeira vez, com os dois últimos conseguindo destaque.
Desde 2003, quando o sistema de pontos corridos foi implementado, Brasiliense (2005), Ipatinga (2008), Grêmio Barueri (2009) e Cuiabá (2021) foram os times que jogaram uma Série A pela primeira vez. Os dois primeiros deixaram a desejar, não conseguindo permanecer na elite. O time de Brasília havia sido campeão da Série B no ano anterior, enquanto os mineiros vice-colocados, mas ambos caíram como lanternas.
Porém, os dois últimos projetos deram certo – pelo menos no primeiro ano. O Grêmio Barueri conseguiu se manter na elite e, ainda por cima, garantiu vaga na Copa Sul-Americana de 2010. A boa fase não conseguiu ser mantida, principalmente pela mudança de sede para Presidente Prudente, culminando no rebaixamento.
O último clube a estrear na Série A foi o Cuiabá, como citado. O Dourado também conseguiu se manter e garantir uma vaga na Copa Sul-Americana, mas diferente do Grêmio Prudente em 2010, seguiu na primeira divisão para os anos seguintes. Isso aconteceu até este ano, quando já teve o rebaixamento decretado para a Série B de 2025.
Antes do planejamento para 2025 acontecer, o Mirassol está no mercado em busca de um técnico para comandar o time. A equipe já conhece a tabela base do Paulistão do ano que vem, torneio que jogará antes de estrear na Série A.