A Série A está em sua reta final, restando apenas alguns jogos da penúltima rodada e a última inteira. Com a vitória do Corinthians diante do Bahia, ele se classificou diretamente para a terceira fase da Copa do Brasil. Agora, quase todos os paulistas que estarão na primeira divisão em 2025 conseguiram uma vaga no torneio, exceto o Mirassol.
Desde a edição deste ano, a Copa do Brasil distribui as vagas através do desempenho nos estaduais. Apesar de ter conseguido o acesso para a Série A, o Mirassol teve a quinta pior campanha do Paulistão de 2024, ficando longe do necessário para se classificar. O Corinthians passou pela mesma situação, mas conseguiu a vaga pela colocação no Brasileirão.
O Leão conseguiria uma vaga no torneio nacional em formato de mata-mata se fosse campeão da Série B, o que não aconteceu. Quem venceu o campeonato foi o Santos, que acabou liberando uma vaga para a Ponte Preta, que vai jogar a Série C em 2025. Além disso, a Copa Paulista também era uma alternativa, mas o time alternativo do Mirassol não conseguiu ir longe.
Serão dez paulistas na Copa do Brasil ao todo: Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Novorizontino, Red Bull Bragantino, Inter de Limeira, Ponte Preta, Portuguesa e Votuporanguense. Os quatro primeiros entram apenas na terceira fase, enquanto o restante terá que iniciar na primeira.
Por conta disso, o Mirassol deve focar em fazer um bom Paulistão antes de disputar a elite nacional. Contudo, a situação atual é complicada, pois o clube está sem treinador e ainda não tem possíveis reforços a caminho.