A Série B está no decorrer do segundo turno, com vários clubes em arrancada de pontos e na busca pelo acesso à elite do futebol brasileiro. O time com melhor aproveitamento nesta tentativa é o Novorizontino, que lidera a competição há algumas rodadas. Além do Tigre do Vale, o Mirassol e o Santos também estão entre os times com mais chances de subir, segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
De acordo com o estudo da universidade, os líderes da competição possuem 92,2% de chance de subir para a primeira divisão. Logo abaixo, com 83,8%, vem o Santos, que foi derrotado após encarar uma sequência de oito jogos invicto, apesar do empate contra o Tigre no confronto direto.
O Mirassol aparece apenas na quarta colocação do ranking de mais prováveis de subir, subindo uma posição em relação ao levantamento após o fim da rodada passada. A equipe paulista tem 61,5% de subir, número que subiu mais de 15% por conta da vitória diante do Vila Nova, em mais um confronto direto pelo acesso à Série A.
Os outros paulistas da Série B, que completam os sete times do estado no torneio nacional, estão preocupados com o rebaixamento. Guarani e Ituano são os mais propensos a deixar a competição, enquanto Botafogo-SP e Ponte Preta estão mais afastados, mas ainda se preocupam com a situação.
Vale lembrar que, conforme as rodadas vão passando, as probabilidades vão sendo alteradas de acordo com o histórico do time. Dessa forma, alguns números podem diminuir, ou aumentar, nas próximas pesquisas da UFMG.