Com o título conquistado no sábado, batendo o Votuporanguense nos pênaltis na final, o Monte Azul se juntou à outras 22 equipes que já ergueram a taça da Copa Paulista em algum dos seus formatos. Antes da sua consolidação em 2008, o torneio teve outros sete nomes e diferentes dimensões, partindo de 1962.
Na sua primeira edição, a então Taça São Paulo contou com 69 participantes e teve o Corinthians como campeão, contra o Santos de Pelé. Sem tanto sucesso, a competição sofreu um hiato que acabou em 1979, quando voltou com o nome Copa São Paulo de Futebol Profissional. Em três edições, Inter de Bebedouro, Parque da Mooca e Oeste foram os campeões antes de uma nova pausa. Quatro anos depois, em 1985, o São Bento levou o título daquela que foi a comemoração de 50 anos da FPF.
A Copa Paulista como é conhecida atualmente teve sua primeira edição em 1999 sob a denominação de Copa Estado de São Paulo. Com o mesmo formato das competições antecedentes, resgatava a proposta de ser um torneio para clubes das Séries A1, A2 e A3 do futebol paulista que não participam de alguma das divisões do Campeonato Brasileiro ou que manifestam interesse em colocar seus times alternativos — os chamados “time B” — em atividade. Teve como primeiro campeão o Paulista, de Jundiaí.
Do ano de 2001 em diante, passou a ocorrer no 2º semestre, como é atualmente. De 2004 à 2007, teve o nome de Copa Federação Paulista de Futebol, antes de receber o nome que utilizamos atualmente. Foi a partir de 2005 que o campeão do torneio viria a garantir uma das vagas da FPF na Copa do Brasil do ano seguinte. Anos depois, em 2016, também se incluiu uma vaga para a Série D do Brasileirão para um dos finalistas do campeonato.
Segue a lista dos campeões do torneio ano a ano: