Com todos os participantes do campeonato paulista já definidos, o Monte Azul é o único time abaixo do segundo nível paulista com vaga em um campeonato nacional em 2025. Depois de vencer a Copa Paulista, o AMA optou por disputar a Série D do Brasileirão, campeonato que ocupa o segundo semestre do calendário, fator importante na formação do elenco antes da temporada.
Ver essa foto no Instagram
A última vez que uma equipe da Série A3 disputou uma competição de nível nacional foi em 2021. Na ocasião, o Marília, vice-campeão da Copa Paulista em 2020, jogou a Copa do Brasil. A campanha acabou em um só jogo, com um empate em casa contra o Criciúma.
Com a mudança para SAF no ano passado, o Monte Azul teve um ano de altos e baixos em 2024. Decepção e rebaixamento no Paulistão, mas seguido de reformulação e título cheio de empecilhos na Copa Paulista. Além de demitir o treinador Silvio Canuto em meio ao mata-mata do torneio, teve que superar veto de seu estádio nas fases finais da competição.
Depois do fim de ano positivo, se espera um grande investimento no Azulão. A expectativa é de que o time seja um dos grandes favoritos ao acesso para a Série A2, caminhando em direção à elite.