Na rodada final da primeira fase da Série A3, o Lemense foi até Monte Azul e perdeu para os donos da casa por 4 a 2, o que resultou no seu rebaixamento para a Série A4 do Paulistão. A Onça Azul terminou o campeonato na 15ª posição, com apenas 13 pontos em 15 jogos. O time de Leme foi campeão da divisão em 2018 e ficou de 2019 a 2023 na Série A2, caindo para o terceiro nível e agora para o quarto.
O Monte Azul, atual campeão da Copa Paulista, contou com 2 gols do artilheiro Gui Sales, que chegou aos 10 tentos no torneio. O AMA se viu na ponta da tabela por boa parte do jogo, mas o Marília virou o jogo após sair em desvantagem contra o Rio Branco e reassumiu a liderança. Com o 2º lugar na classificação geral, o time segue para o mata-mata para enfrentar o Tigre de Americana nas quartas de final.
PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou tenso por conta da situação do Lemense no campeonato. Mesmo já garantido nas quartas, o Monte Azul tinha mais a bola e levava mais perigo ao gol do rival. Na primeira finalização ao gol do goleiro Mayson, escanteio vindo da esquerda e cabeçada certeira de Keven, que abriu o placar para os mandantes. Aos 23 minutos, 1 a 0 para o azul e branco.
Reação relâmpago dos visitantes. Dois minutos depois, aos 25′, belo lançamento de Dieguinho para Josué, que recebeu na beira da área, cortou para a perna direita e soltou o pé – golaço. Precisando virar o jogo para se manter na divisão, o Lemense apareceu no jogo – 1 a 1.
O jogo se manteve muito truncado nos lances seguintes. Choques fortes dos jogadores deixaram a partida parada por muitos minutos, além do forte sol no interior paulista. Isso resultaria em 7 minutos de acréscimo na 1ª etapa. No primeiro dos sete, o balde de água fria no torcedor do Lemense. Gui Sales recebeu bom cruzamento do lateral Pedrinho e desviou para tirar o goleiro Mayson – 2 a 1.
Ver essa foto no Instagram
SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, o Lemense começou a mostrar sinais de desespero. O time de Rafael Vinícius de Souza se lançou ao ataque, mas abriu espaços para o time com talvez o melhor ataque da competição poder o contra-atacar. Uma dessas respostas resultou numa falta na entrada da área, cobrada com maestria por Tagarela. O camisa 17 cobrou de perna canhota por cima da barreira, no ângulo, belo gol e 3 a 1 para o Monte Azul.
A partir daí, já se viu a esperança saindo dos jogadores do Lemense. Existia vontade e tentativa, mas o time da casa seguia melhor no jogo e com maior facilidade para chegar ao ataque. Aos 40 da segunda etapa, a bola sobrou novamente nos pés do artilheiro Gui Sales, que bateu cruzado e deu ponto final ao jogo – 4 a 1.
Os visitantes ainda reduziriam o placar com Ronaldo, mas pouco comemorou o elenco do Lemense, que nessa altura já entendia que o rebaixamento era inevitável.
ESCALAÇÕES
Monte Azul: Zanella; Kevin, Eduardo, Maurício e Pedrinho; Ariel, Paulo e Vinicios; Wanderson, Cirillo e Gui Salles. Técnico: Kinho Forgiarini
Lemense: Mayson, Guilherme, David, Jefferson e Klinton; Iago, Erick, Robson e Dieguinho; Josué e Jovane. Técnico: Rafael Vinícius de Souza Silva
PRÓXIMOS DESAFIOS
O Monte Azul encara, a partir da próxima semana, o X pelas quartas de final da Série A3. Por ter a melhor campanha, o Azulão primeiro visita o adversário, jogando a partida de volta em casa, no Otacília Patrício Arroyo.
Por outro lado, o Lemense deve entrar em campo novamente apenas na Copa Paulista no segundo semestre. Caso não dispute o torneio, jogará somente na Série A4 de 2026.