Morre Edu Manga, ex-meia revelado pelo Palmeiras

Ele ganhou espaço no time principal em 1985 e atou em 188 partidas pelo Verdão

Por: Alan Favaron
3 horas atrás em 3 de outubro de 2025
Foto: Reprodução/Instagram


Nesta sexta-feira (3), faleceu, aos 58 anos, o ex-meia Edu Manga, revelado pelo Palmeiras e com passagem importante pelo clube alviverde. Ele estava internado em Barueri para tratamento de problemas renais.


Eduardo Antônio dos Santos, conhecido como Edu Manga, foi revelado nas categorias de base do Verdão e ganhou espaço no time principal em 1985. Rapidamente se destacou pela velocidade e pelos dribles, tornando-se um dos jogadores importantes do clube naquele período. Entre 1985 e 1989, disputou 188 partidas e marcou 43 gols com a camisa alviverde, além de conquistar convocações para a Seleção Brasileira, pela qual atuou em 10 jogos oficiais.


O apelido que o acompanhou ao longo da carreira surgiu de um companheiro de elenco, o ex-atleta Denys, que dizia que seu cabelo lembrava uma “manga chupada”. O apelido se eternizou e Edu Manga se tornou ídolo alviverde. Sua trajetória no clube durou até 1989, quando foi negociado com o América do México, onde também viveu grande fase. Posteriormente, atuou por Corinthians, Valladolid-ESP, Shimizu S-Pulse-JAP e Universidad Católica-CHI.


Em suas redes sociais, o Palmeiras lamentou a morte do ex-jogador e prestou homenagens: “Com profunda tristeza, recebemos a notícia do falecimento, aos 58 anos, de Eduardo Antônio dos Santos, o Edu Manga, ídolo da torcida do Palmeiras nos anos 1980. Formado nas categorias de base do clube, pelo qual atuou profissionalmente de 1985 a 1989, o meia fez 43 gols em 188 jogos com a camisa alviverde e acumulou convocações para a Seleção Brasileira. Prestamos nossas condolências à família e aos amigos do nosso eterno Edu Manga. Descanse em paz, craque!”.