O zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional-URU, faleceu nesta terça-feira (27) em São Paulo. O jogador de 27 anos sofreu um mal súbito durante o segundo tempo da partida contra o São Paulo, pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores, na última quinta-feira (22), no Morumbis.
Izquierdo desmaiou no gramado aos 39 minutos do segundo tempo, caindo desacordado. Imediatamente, a ambulância entrou em campo, e ele foi levado ao Hospital Albert Einstein, onde foi diagnosticado com uma arritmia cardíaca.
Con el más profundo dolor e impacto en nuestros corazones, el Club Nacional de Football comunica el fallecimiento de nuestro querido jugador Juan Izquierdo.
Expresamos nuestras más sinceras condolencias a su familia, amigos, colegas y allegados.
Todo Nacional está de luto por… pic.twitter.com/mYU28mqw6m
— Nacional (@Nacional) August 28, 2024
Durante o trajeto, o zagueiro chegou a sofrer uma parada cardíaca, sendo reanimado ainda na ambulância com o uso de desfibrilador.
Internado no hospital desde então, Izquierdo permaneceu sedado e dependente de ventilação mecânica. No domingo (25), exames revelaram a “progressão do comprometimento cerebral e um aumento significativo da pressão intracraniana”. O quadro de saúde do jogador, piorou na segunda-feira (26), quando um novo boletim médico indicou um estado neurológico crítico.
O Nacional-URU confirmou a morte do jogador na noite desta terça-feira (27), por meio de suas redes sociais.