Morre Neneca, goleiro que marcou época no futebol paulista

Ídolo em clubes paulistas e gerente do União Esporte Clube (MT), ex-atleta faleceu aos 45 anos após infarto em Rondonópolis

Por: Pedro César Lélis
2 meses atrás em 22 de setembro de 2025
Goleiro Neneca / Botafogo-SP


O futebol brasileiro perdeu nesta segunda-feira, 22, um nome marcante de sua história recente. Anderson Soares da Silva, conhecido como Neneca, ex-goleiro profissional e atual gerente de futebol do União Esporte Clube, morreu aos 45 anos em Rondonópolis (MT).




Internado desde sexta-feira, 19, na UTI da Santa Casa, Neneca sofreu um infarto enquanto assistia a uma partida da categoria Sub-17 entre União e Academia. O ex-atleta chegou a ser atendido na UPA, mas foi transferido devido à gravidade do quadro. Exames identificaram também um aneurisma na aorta, que exigiria uma cirurgia de tórax aberto. Apesar dos esforços da equipe médica, ele não resistiu.


O presidente do União, Paulo Barrionuevo Jr., lamentou a perda.



“Neneca era uma pessoa querida por todos, sempre bem-humorado e disposto a ajudar. Ele construiu uma trajetória marcante, com conquistas importantes no futebol brasileiro, incluindo títulos. Ficam as boas lembranças e o legado que ele deixou no esporte. É muito triste pela forma repentina como tudo aconteceu”, declarou.




Carreira com raízes fortes em São Paulo


Embora revelado pelo União de Rondonópolis, Neneca construiu grande parte de sua carreira em clubes paulistas. Defendeu equipes tradicionais como União Barbarense, Santo André, Guarani, Botafogo-SP, Nacional e Flamengo de Guarulhos, além de passagens por Oeste.


Foram anos de destaque no estado, com títulos importantes. Pelo União Barbarense, conquistou a Série C de 2004. No Santo André, viveu seis temporadas marcantes e levantou a taça da Série A2 do Campeonato Paulista. Já no Botafogo-SP, foi campeão da Série D do Brasileiro em 2015, uma conquista que marcou época no clube de Ribeirão Preto.



Passagens nacionais e conquistas


Fora de São Paulo, Neneca também deixou seu nome registrado. Foi campeão catarinense de 2014 com o Figueirense e defendeu o América-MG, outro clube de peso na sua trajetória.


A notícia da morte gerou comoção em todo o futebol mato-grossense e também em São Paulo, onde deixou grandes lembranças entre torcedores e ex-companheiros. Clubes como o Botafogo-SP já se manifestaram em pesar, lembrando a importância do goleiro na campanha histórica da Série D.


O União Esporte Clube deve divulgar nas próximas horas as informações sobre velório e sepultamento.