Aposte na bet nacionalAposte na bet nacional

MP de São Paulo investiga gestões de Andrés Sanchez e Duilio

Divulgação Corinthians

Publicados 2 semanas atrás em 31 de julho de 2025
Por: Pedro César Lélis

O Ministério Público de São Paulo instaurou um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) para apurar o possível uso irregular de cartões de crédito do Corinthians durante as gestões dos ex-presidentes Andrés Sanchez (2018 a 2020) e Duilio Monteiro Alves (2021 a 2023). A decisão partiu do promotor de justiça Cassio Roberto Conserino na última terça-feira.

O promotor determinou o envio de um ofício ao clube solicitando informações sobre o funcionamento dos cartões corporativos e marcou oitivas por videoconferência, no dia 6 de agosto, com o presidente interino Osmar Stabile, o vice-presidente Armando Mendonça e o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior.

Segundo o MP, a investigação busca apurar se houve apropriação indébita ou outros crimes envolvendo os ex-presidentes e demais envolvidos.

Contexto das denúncias

A apuração começou após a divulgação de faturas de cartões de crédito em perfis nas redes sociais. Andrés Sanchez reconheceu a autenticidade de um dos documentos e afirmou ter reembolsado o clube pelos gastos pessoais. Na semana passada, o ge revelou que recursos do Corinthians também foram usados para despesas pessoais durante a gestão de Duilio Monteiro Alves.

Pronunciamentos

Em nota, Andrés Sanchez declarou:

“O Presidente Andrés teve as suas contas aprovadas e não está preocupado com o procedimento instaurado. Os valores gastos no cartão corporativo foram todos justificados e as despesas de caráter pessoal foram integralmente reembolsadas ao clube. As denúncias são infundadas e têm por objetivo tumultuar a Assembleia Geral de ratificação do impeachment do presidente Augusto Melo. Temos certeza que o Ministério Público vai arquivar o caso assim que o promotor de justiça tiver contato com as provas”.

O Corinthians também se manifestou:

“O Sport Club Corinthians Paulista informa que recebeu com satisfação a notícia de que o Ministério Público instaurou Procedimento Investigatório Criminal (PIC) para apurar o uso indevido de cartões de crédito corporativo durante gestões anteriores.

Toda iniciativa que busque elucidar eventuais irregularidades e proteger o patrimônio do clube contará com total apoio da diretoria executiva.

A transparência e a responsabilização são compromissos inegociáveis da atual gestão”.

Duilio Monteiro Alves afirmou:

“Entendo ser muito oportuna e salutar a notícia sobre abertura de investigação pelo Ministério Público, destinada à coleta de informações sobre despesas pessoais nas gestões anteriores do Corinthians, dentre as quais a minha, nos anos de 2021 a 2023.

Vale ressaltar que fui o primeiro a pedir acesso aos documentos para prestar esclarecimentos, bem como para as devidas apurações e responsabilizações.

Ingressei com representações para que tudo seja apurado tanto no Conselho Deliberativo do Corinthians via ofício, quanto por meio de apresentação de notícia-crime na delegacia do DRADE.

Reitero meu compromisso com a transparência, a ética e o respeito às instituições, e sigo à disposição do clube e das autoridades, confiando plenamente no trabalho do Ministério Público, certo de que os fatos serão devidamente esclarecidos”.

Romeu Tuma Júnior também se pronunciou:

“Recebi com satisfação a solicitação de informações no Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado pelo Ministério Público de São Paulo para a apuração do uso indevido de cartões de crédito corporativos do Corinthians durante gestões passadas. Sinto-me amparado por, além de conduzir a averiguação pelos órgãos internos do clube, ter o respaldo do MP, que possui estrutura funcional para uma efetiva investigação mais aprofundada.

É muito importante contar com a participação do MP e a proteção do Estado em qualquer apuração que envolva o Corinthians – a ação das autoridades vem ao encontro de apelos que fiz no passado para que condutas na esfera do esporte recebessem a merecida atenção. Por isso, tenho uma visão absolutamente positiva sobre os próximos passos da investigação e estou sempre à disposição para auxiliar no que me for solicitado.

Nesta gestão, o Conselho Deliberativo não se furtou e não se furtará de exercer seu papel, e neste caso não será diferente. Todos os responsáveis por ações ou omissões que eventualmente causaram prejuízos ao clube serão responsabilizados dentro do devido processo legal e com o amplo direito de defesa preservados.”

Fique por dentro das notícias! Siga nosso perfil no Instagram.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo WhatsApp.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo Telegram.

Profetize os resultados do Corinthians no Brasileiro Série A Série A 2025!
Clique aqui, faça seu cadastro na Betnacional e use o código: TUDOSOBREPAULISTA.

whatsappwhatsapp
Aposte na bet nacional
ASSINE SÉRIE B - DISNEY PLUS ASSINE SÉRIE B - DISNEY PLUS