O Museu do Futebol, por meio das redes sociais, anunciou a data de reabertura do local após meses de reforma. A partir do dia 12 de julho, todos os interessados poderão ir ao estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, para prestigiar as exposições. Na data da reabertura, além dos dias 13 e 14 de julho, o ingresso é gratuito para o público geral. Será necessário, apenas, pedir a entrada na bilheteria.
Além do espaço renovado, que ficou durante oito meses em reforma, o Museu também contará com uma seção dedicada ao Rei do Futebol, Pelé. A exposição contará com duas camisas lendárias utilizadas pelo melhor jogador da história, sendo uma da Seleção Paulista de Futebol e outra da Seleção Brasileira. A primeira foi utilizada em um amistoso com presença da também falecida Rainha Elizabeth, e contém assinaturas de outros ídolos, como Rivelino, Ademir da Guia, Toninho e Rildo.
A Sala Pelé, como será chamada, é uma novidade do Museu. Antes, o Rei dividia um espaço com o também ídolo Mané Garrincha, que fizeram história pela Seleção e são responsáveis diretos por três Copas do Mundo. O ex-camisa 7 ainda terá um espaço individual, mas uma seção para Pelé foi vista como necessária pela curadoria.
“A gente entendeu o quanto o Museu já é esse lugar de memória do Pelé, e a gente queria ampliar isso com as imagens mais bonitas do mundo, da maneira mais emocionante do mundo. A gente queria, de fato, fazer uma homenagem à altura do Rei.”, disse Marília, diretora do Museu do Futebol, ao GE.
Outro ponto forte desta renovação do Museu do Futebol é o destaque para o futebol feminino. A modalidade já era exposta no local, mas a reforma buscou dar ainda mais força para este esporte, que foi proibido durante anos no Brasil e se mostra cada vez mais rentável e popular a cada temporada.
Detalhes para visitação
- Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h
- Ingressos: R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia)
- Grátis para crianças até 7 anos
- Grátis para todos às terças-feiras
- Três dias gratuitos (12, 13 e 14 de julho)