O Novorizontino é o líder de forma isolada da Série B, com um ponto acima do Mirassol, o segundo colocado. Mesmo com a pontuação destacada, o time comandado por Eduardo Baptista prefere jogar de uma maneira muitas vezes criticadas pelo torcedor brasileiro. De acordo com o Sofascore, o Tigre do Vale é o segundo time com menos posse de bola no decorrer do torneio.
A única equipe com menos média de posse de bola por jogo que o Novorizontino é o Ituano. Um contraste entre os times é a posição na tabela. Enquanto o Tigre está na primeira colocação, o Galo de Itu está lutando contra o rebaixamento, fazendo parte da zona até a 24ª rodada. Os líderes possuem uma média de 42,3% de posse de bola, enquanto o outro time está com 41,6% de média nesse quesito.
Além da pouca posse de bola, onde costuma deixar o adversário com o ‘comando do jogo’, o Novorizontino também troca poucos passes. Nesse quesito, o time de Baptista é o último colocado no ranking, com menos que o Ituano. São cerca de 218,3 passes por jogo, mais de 30 a menos que o segundo time no quesito.
Por conta disso, também são poucas grandes chances criadas, mas a eficiência é alta, com mais de 50% de conversão das que acontecem.
Para manter a liderança, o Tigre terá que visitar o Coritiba no próximo domingo, dia 8 de setembro, no Couto Pereira. Vale citar que o time paulista é o melhor visitante da Série B, com 20 pontos conquistados e apenas quatro derrotas em 12 jogos.