A Ferroviária se prepara para estrear na Série B do Campeonato Brasileiro contra o Remo, neste domingo (6), às 19h, na Fonte Luminosa, em Araraquara. A Locomotiva retorna à competição pela primeira vez desde 1995, encerrando um jejum de 30 anos.
Dessa forma, o time paulista chega embalado por dois acessos consecutivos no cenário nacional. Mas busca um feito que não conseguiu nas últimas duas temporadas: vencer na estreia. Nas campanhas que garantiram a subida de divisão, a Ferroviária não saiu com os três pontos no primeiro jogo das competições que disputou, ambos realizados na Fonte Luminosa.
Na Série D de 2023, a Locomotiva empatou sem gols com o Operário-MS na primeira rodada do torneio. Apesar do início sem vitória, a equipe terminou a campanha como vice-campeã e garantiu o acesso à Série C.
Já na última temporada, pela Série C, a AFE estreou com um empate por 1 a 1 contra o ABC-RN, novamente em casa. Assim, ao longo da competição, somou nove vitórias, nove empates e apenas uma derrota na fase inicial, assegurando o acesso na rodada final do quadrangular decisivo.
Agora, diante do Remo, a Ferroviária inicia um novo desafio na Série B, buscando se consolidar na competição e, quem sabe, sonhar com mais um acesso nacional.