O Santos estava com tudo pronto para contar com dois novos reforços para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro: o zagueiro Riccieli e o meia-atacante Laquintana.
No entanto, apenas um deles vestirá a camisa do Peixe nesta temporada. Enquanto Laquintana foi oficialmente anunciado como jogador do Santos, chegando por empréstimo do Red Bull Bragantino, a negociação com Riccieli acabou melando, e o defensor continuará no Famalicão, de Portugal.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
A negociação com Riccieli acabou sendo diretamente afetada pelas movimentações em torno de outro jogador do elenco santista: o zagueiro Jair. Formado nas categorias de base do clube, Jair atraiu o interesse de grandes clubes, incluindo o Botafogo e o Porto. O clube português chegou a apresentar uma proposta de 18 milhões de euros (cerca de R$ 111 milhões) por Jair, mas a diretoria do Santos recusou a oferta, pois desejava manter o jogador até o final da Série B, enquanto o Porto queria contar com o atleta ainda nesta janela de transferências.
Jair atraiu o interesse de Porto e Botafogo – Foto: Raul Baretta/Santos FC
A recusa do Santos complicou a negociação com Riccieli. O plano inicial do Alvinegro era contratar Riccieli por empréstimo, com possibilidade de compra, para suprir a eventual saída de Jair, mas sem um acordo entre os clubes sobre o futuro do jovem zagueiro, as tratativas acabaram esfriando.
Com o fracasso na negociação de Riccieli, o Santos agiu rapidamente para reforçar sua defesa. No último dia de inscrição para o mercado brasileiro, o clube fechou a contratação de Luan Peres, que já teve passagem marcante pelo Peixe entre 2019 e 2021. O zagueiro rescindiu seu contrato com o Fenerbahçe, da Turquia, e assinou um vínculo de quatro anos com o Santos, voltando a vestir a camisa alvinegra para ajudar na campanha de retorno à Série A.