Dupla é a mais advertida do elenco proporcionalmente no primeiro semestre; camisa 10 acumulou cartões por reclamações e atitudes antidesportivas
Foto: Raul Baretta/SantosO volante Gustavo Henrique e o meia-atacante Neymar foram os jogadores mais indisciplinados do Santos no primeiro semestre de 2026. Ambos receberam sete cartões amarelos em apenas 15 partidas disputadas, registrando uma média de 0,47 advertência por jogo, a maior do elenco santista.
No caso de Gustavo Henrique, todos os cartões foram consequência de faltas cometidas durante as partidas. O volante, inclusive, acabou expulso no confronto contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, após receber duas advertências na mesma partida.
Já Neymar teve uma trajetória diferente. Dos sete cartões amarelos recebidos, apenas dois aconteceram por faltas. Os outros cinco foram motivados por discussões com adversários, reclamações contra a arbitragem ou atitudes consideradas antidesportivas.
Entre os episódios mais marcantes estão a discussão com Thiago Mendes após a vitória sobre o Vasco, a comemoração junto ao alambrado contra o Internacional, o desentendimento com Diego Hernández diante do Remo e a confusão envolvendo sua substituição no duelo contra o Coritiba, quando entrou em campo enquanto a equipe já atuava com 11 jogadores.
Apesar da liderança proporcional, Neymar e Gustavo Henrique não foram os atletas que mais receberam cartões em números absolutos. Esse posto pertence ao lateral-esquerdo Escobar, advertido nove vezes em 25 partidas. Luan Peres e Igor Vinícius aparecem na sequência, com oito cartões amarelos cada, ambos em 26 jogos.
Os números evidenciam um aspecto que pode exigir atenção da comissão técnica de Cuca para a sequência da temporada, especialmente em competições de mata-mata, nas quais suspensões podem comprometer o planejamento da equipe.




