Neymar e mais sete têm futuro indefinido no Peixe

Clube começa a discutir renovações após o fechamento da janela; Neymar, Barreal e Zé Ivaldo estão entre os casos mais delicados

Por: Pedro César Lélis
1 semana atrás em 8 de setembro de 2025
Foto: Raul Baretta / Santos FC


Com a janela de transferências encerrada, a diretoria do Santos já começa a se debruçar sobre outro desafio: definir quem permanece no elenco em 2026. O clube tem oito jogadores com vínculo apenas até dezembro, alguns emprestados ao Peixe, outros cedidos a diferentes equipes, além de casos que exigem atenção especial, como o de Neymar.



Neymar: renovação só no fim da temporada


Principal nome da lista, Neymar mantém a postura de assinar contratos curtos desde seu retorno em fevereiro. O camisa 10, que busca sequência para voltar à seleção e disputar a Copa do Mundo de 2026, só deve discutir a renovação em dezembro.


O executivo Alexandre Mattos reforçou a importância do jogador, mas preferiu não estipular prazos:



“Vamos fazer de tudo para o Neymar estar aqui. Ele é muito importante para nós. O tempo vai dizer.”




Zé Ivaldo: cláusula trava decisão


Emprestado pelo Cruzeiro, o zagueiro tem contrato até o fim de 2025, mas há cláusula de compra obrigatória em caso de metas. Durante a gestão de Cleber Xavier, isso gerou atrito e o jogador chegou a treinar separado. Reintegrado com a chegada de Juan Pablo Vojvoda, voltou a ser titular, mas ainda não tem situação definida.



Álvaro Barreal: artilheiro sob observação


O argentino pertence ao FC Cincinnati e também está emprestado com cláusula de compra condicionada. Artilheiro santista no Brasileirão, com cinco gols, perdeu espaço no time titular após a chegada de Vojvoda, mas segue como peça útil. A permanência é considerada possível.



Andrey Quintino: contrato renovado, mas sem espaço


Com 23 anos, o atacante nunca entrou em campo pelo profissional do Santos, embora treine com o grupo. O vínculo, que venceria no meio do ano, foi estendido até 2025. Revelado na base, acumula empréstimos sem destaque por clubes paulistas e segue sem oportunidades.





Emprestados pelo Santos


Além dos atletas no elenco, quatro jogadores cedidos a outros clubes também têm contrato acabando em dezembro, e dificilmente serão reintegrados:




  • Luiz Felipe (zagueiro) – No Peixe desde 2016, sofreu com lesões e, desde 2023, tem seguido de empréstimo em empréstimo. Atualmente está no Goiás, com 14 jogos e dois gols na temporada.




  • Messias (zagueiro) – Contratado em 2023, foi titular na campanha do rebaixamento. Hoje também no Goiás, soma 62 partidas e dois gols.




  • Rodrigo Fernández (volante) – Contratado em 2022, chegou a ser querido pela torcida, mas perdeu espaço em 2023. Passou pelo Newell’s Old Boys e hoje defende o Independiente, já com 20 jogos em 2025.




  • Vinícius Balieiro (volante) – Formado no clube, nunca se firmou. Emprestado à Chapecoense, sofreu grave lesão no joelho em fevereiro e ainda se recupera.