Neymar fez suas primeiras participações diretas em gols nesta sua segunda passagem pelo Santos. No domingo (17), contra o Água Santa, ele marcou de pênalti o primeiro gol da vitória por 3 a 1 e deu assistência para o gol de Guilherme, que selou o resultado na Vila Belmiro, pela 10ª rodada do Paulistão.
Aos 13 minutos de jogo, o camisa 10 fez uma bela jogada com Soteldo e acabou sendo derrubado dentro da área. Na cobrança do pênalti, ele mesmo bateu e desencantou nesta nova fase no Peixe.
Dessa forma, o gol encerrou um jejum de 502 dias sem balançar as redes em jogos oficiais. O último tento do atacante havia sido no dia 3 de outubro de 2023, na vitória, por 3 a 0, do Al Hilal sobre o Nassaji Mazandaran, pela Liga dos Campeões da Ásia.
No mesmo mês, enquanto defendia a Seleção Brasileira, sofreu uma grave lesão no joelho, com ruptura de ligamento e menisco, que o afastou dos gramados por mais de um ano. Após se recuperar, Neymar retornou ao futebol em novembro do ano passado e disputou dois jogos pelo Al Hilal, sem marcar, antes de sofrer uma nova lesão. No fim de janeiro, decidiu voltar ao Santos.
Esse foi o quarto jogo do camisa 10 nesta segunda passagem pela Vila. Seu último gol pelo Peixe aconteceu em 17 de abril de 2013, contra o Flamengo-PI, pela Copa do Brasil. Assim, Neymar quebrou um jejum de 11 anos e 10 meses sem marcar pelo Santos e agora soma 139 gols com a camisa alvinegra.