Neymar quer jogar contra o Fortaleza

Atacante quer ajudar o Santos na reta final, mas clube mantém cautela para evitar nova lesão

Por: Pedro César Lélis
7 horas atrás em 30 de outubro de 2025
Foto: Raul Baretta / Santos FC



Neymar quer voltar a jogar. O camisa 10 do Santos manifestou à comissão técnica o desejo de ser relacionado para o confronto com o Fortaleza, neste sábado, na Vila Belmiro, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Recuperando-se da lesão no músculo reto femoral da coxa direita, o atacante pediu ao menos uma vaga no banco de reservas, e alguns minutos em campo, se o cenário da partida permitir.







A proposta segue a mesma lógica do que aconteceu no duelo de volta contra o CRB, pela Copa do Brasil. Na ocasião, Neymar ficou como opção e só entraria se o jogo pedisse. Segundo pessoas próximas, o atacante argumentou que quer ajudar o time e se sente mais confiante fisicamente após voltar a treinar com bola nesta semana.





Cautela no Santos





Apesar da disposição do jogador, o Santos adota postura conservadora. O departamento médico avalia que antecipar o retorno pode gerar riscos de recaída, especialmente por se tratar de uma lesão em uma das regiões mais sensíveis do corpo de um atacante. O músculo afetado, conhecido informalmente como “motor do chute”, é essencial para a potência nas finalizações. Por isso, o clube retardou a retomada dos chutes de média intensidade, iniciados apenas nos últimos dias.





Os médicos do Santos reavaliarão Neymar nesta sexta-feira. O resultado do teste físico definirá se a comissão técnica o relacionará para o jogo. O elenco realiza apenas mais um treino antes da partida contra o Fortaleza.





Planejamento para o retorno completo





Mesmo que receba o aval para jogar alguns minutos na Vila Belmiro, o Santos deve poupar Neymar contra o Palmeiras, dia 6, no Allianz Parque. A comissão técnica considera o gramado sintético um fator de risco adicional para quem volta de lesão muscular e prefere tê-lo 100% disponível no duelo seguinte, contra o Flamengo, no dia 9, novamente em casa, pela 33ª rodada.





Durante a semana, o atacante realizou trabalhos de transição física no campo, com foco em força, aceleração e condução de bola. Ele compartilhou nas redes sociais imagens dos treinos e demonstrou entusiasmo com o retorno às atividades.