Correndo o risco de rebaixamento no Paulistão por ter apenas oito pontos ganhos, o Botafogo terá que desligar a chavinha para pensar na Copa do Brasil.
O time de Ribeirão Preto faz sua estreia hoje, diante do Nova Venécia, às 20h, no Estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, no Espírito Santo.
Nesta primeira fase o confronto é único e o visitante tem a vantagem do empate para avançar.
O time paulista teve uma queda brusca de produção no Campeonato Paulista. O Fogão não vence há cinco jogos e vem de derrota para o Mirassol por 2 a 1, fora de casa.
O Botafogo está na lanterna do Grupo D, que tem Novorizontino e São Bernardo com 15 pontos e o São Paulo com 14. Restam apenas três rodadas para o fim e o time de Ribeirão Preto tem chances mínimas de ficar com uma das duas vagas das quartas de final.
Olhando para a parte da degola, o Fogão está à frente de Portuguesa (7), Ituano (6), Guarani (5) e Santo André (4).
No domingo, às 18h, o Botafogo receberá a Portuguesa, em Ribeirão Preto, no chamado jogo de “vida ou morte”. Se vencer, dará um passo gigantesco para sua permanência na divisão de elite para 2025.
O grande problema é o desgaste da viagem ao Espírito Santos e, principalmente o desgaste emocional pelos resultados negativos acumulados nas últimas rodadas.
O Botafogo tem cinco desfalques. Leandro Pereira se recupera de uma lesão muscular. O goleiro João Carlos está com problemas no ombro. O volante Matheus Barbosa tem uma lesão no músculo da coxa direita. O zagueiro Fábio Sanches tem um edema muscular. Já o lateral-direito Thassio não foi relacionado para a partida.
O técnico português Paulo Gomes terá o retorno do lateral-direito Wallison, que estava suspenso contra o Mirassol.
O Nova Venécia não fica atrás e também está vivendo um momento ruim na temporada. Ocupa a 7ª posição do Campeonato Capixaba e venceu apenas um jogo em 2024: 1 a 0, contra o Rio Branco, na estreia do estadual.
Do dia 19 de janeiro para cá foram cinco empates e uma derrota. No final de semana, o Leão do Norte empatou com a Desportiva Ferroviária por 1 a 1, fora de casa.
Nova Venécia x Botafogo
Nova venécia – Wagner Júnior; Adson, Matheus Castelo, Rhamon Mexicano e Geisandro; Lucas Jacaré, Erlon, Renatinho e Celsinho; Gutemberg e Diego Fernandes. Técnico – Vevé.
Botafogo – Michael; Matheus Costa (Ericson), Lucas Dias e Bernardo Schappo; Wallison, Fillipe Soutto, Leandro Maciel, Douglas Baggio e Jean Victor; Negueba e Toró. Técnico – Paulo Gomes.
Árbiro – Caio Max Augusto Vieira (RN)
Local – Estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, no Espírito Santo, às 20h.