Noroeste e Palmeiras criam parceria com contrato de formação

Por: André Victor Lima e Silva
1 ano atrás em 19 de setembro de 2024
Instagram / EC Noroeste


Nesta quinta-feira (12), a Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Noroeste firmou uma parceria com a Sociedade Esportiva Palmeiras em relação a contratos de formação de atletas jovens. O caso se oficializou com a ida do atacante Segal, da categoria Sub-17 do Norusca, para o Verdão.


Esse tipo de parceria já foi mais comum no futebol brasileiro, com equipes de menor expressão sendo “filiadas” aos times gigantes. O Nacional cedia jogadores ao Palmeiras nas décadas de 80 e 90, por exemplo. Dessa vez, o Noroeste e o Palestra acertam um contrato conjunto de formação, que prevê certos detalhes ao atleta para o início de sua carreira:


“”O contrato de formação de atletas no Brasil está na Lei Pelé (Lei nº 9.615/98), pelas normas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Sendo que, o contrato de formação, pode ser firmado a partir dos 14 anos de idade até os 20 anos de idade e serve como um suporte jurídico para a formação do atleta.


Via de regra, o contrato envolve o atleta (ou seu responsável legal, se for menor de idade) e o clube ou entidade formadora. O contrato tem como objetivo principal a formação e desenvolvimento esportivo do atleta, preparando-o para competições de alto nível.”


Conheceremos os frutos dessa parceria no futuro.