Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Nos pênaltis, Corinthians classifica para final da Copa do Brasil

Após jogo emocionante e decisão nos pênaltis, Timão supera o Cruzeiro e avança para final da Copa do Brasil

Por: Lucas Soares
8 horas atrás em 14 de dezembro de 2025
Foto: Felipe Rau/Estadão

O Corinthians está na final da Copa do Brasil. Em uma noite de fortes emoções na Neo Química Arena, o Timão venceu o Cruzeiro nos pênaltis após derrota por 2 a 1 no tempo normal e garantiu a classificação em uma decisão marcada por intensidade, pressão até o fim e protagonismo dos goleiros. Depois de sair atrás no placar e buscar o empate durante o jogo, a equipe alvinegra mostrou poder de reação e frieza nas cobranças para avançar.

Diante de um Cruzeiro organizado e eficiente nos contra-ataques, o Corinthians precisou superar um primeiro tempo abaixo, reagir no segundo e segurar o confronto até a disputa por pênaltis. Empurrado pela torcida, o time comandado por Dorival Júnior cresceu na etapa final, coroando a noite com a vaga na decisão nacional.







Escalações





Corinthians: Hugo, Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique, Matheus Bidu, Maycon (Vitinho), Carrillo (Garro), Martínez (Raniele), Breno Bidon, Yuri Alberto e Memphis Depay. Técnico: Dorival Jr.

Cruzeiro: Cássio, William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus, Kaiki Bruno, Lucas Silva, Matheus Henrique (Walace), Christian (Eduardo), Matheus Pereira, Sinisterra (Arroyo (Wanderson)) e Kaio Jorge (Gabriel Barbosa). Técnico: Léo Jardim.





Primeiro Tempo





O Cruzeiro foi superior no primeiro tempo e levou vantagem para o intervalo ao transformar o maior volume de jogo em gol. Mais intenso, o time mineiro criou as principais chances da etapa inicial, exigiu boas defesas de Hugo Souza e contou com cortes decisivos da defesa corintiana, especialmente de Gustavo Henrique. O Corinthians tentou equilibrar a partida com bolas paradas e chegadas pelos lados, mas finalizou pouco e teve em Maycon, aos 31 minutos, sua melhor oportunidade, bem defendida por Cássio.

A pressão cruzeirense foi recompensada aos 39 minutos, quando Arroyo, que havia acabado de entrar no lugar de Sinisterra, aproveitou cruzamento preciso de Christian para cabecear e marcar. Nos minutos finais, o Cruzeiro ainda ficou perto de ampliar, enquanto o Corinthians respondeu em jogada aérea, mas sem sucesso. Com mais organização e agressividade, os visitantes foram para o intervalo em vantagem e com o confronto empatado no agregado.





Segundo Tempo





O segundo tempo começou elétrico na Neo Química Arena. Logo aos 4 minutos, o Cruzeiro ampliou com Arroyo, que completou passe de Kaio Jorge após arrancada desde o meio-campo. O gol chegou a ser anulado, mas foi confirmado pelo VAR. O Corinthians respondeu rapidamente e passou a pressionar. Aos 9, Matheus Bidu descontou de cabeça após cobrança de falta de Garro e ajeitada de André Ramalho, recolocando o time no jogo e incendiando o estádio.

Nos minutos seguintes o Corinthians empilhou chances e teve momentos de grande pressão. Bidu acertou o travessão em uma bicicleta, Breno Bidon também carimbou a trave e Memphis Depay levou perigo em finalizações de fora da área, todas parando em defesas importantes de Cássio. O Cruzeiro conseguiu se segurar defensivamente e administrar a vantagem para levar a decisão para os pênaltis.





Pênaltis





Nas cobranças, Matheus Pereira abriu convertendo para o Cruzeiro, que também teve a segunda batida convertida. Yuri Alberto perdeu a primeira para o Timão, mas Memphis converteu a segunda.

Já nas terceiras cobranças, William abriu convertendo para os visitantes e Garro também marcou para o Timão. Na penúltima penalidade, Lucas Silva marcou o quarto do Cruzeiro e Vitinho também acertou as redes.

Na quinta batida, Gabigol errou e deu a oportunidade para Gustavo Henrique empatar e levar para as alternadas. Logo na primeira batida delas, Hugo Souza fez grande defesa e deixou para o Corinthians decidir. Breno Bidon foi pra bola e marcou, colocando o Corinthians na final da Copa do Brasil.





Próximo compromisso





O Timão volta a campo pelo primeiro jogo da final contra o vencedor de Fluminense e Vasco, na próxima quarta-feira, 17 de dezembro.