Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Nos pênaltis, Ponte Preta e XV de Jaú garantem vaga na 3ª fase

Clubes levam a melhor nas penalidades e eliminam Francana e Athletic-MG

Por: Beatriz Quintino
5 horas atrás em 12 de janeiro de 2026
Fotos: Gustavo Borges e @paulohdiasfotografo

A noite desta segunda-feira (12) foi de fortes emoções na segunda fase da Copinha, com dois confrontos envolvendo clubes paulistas decididos nos pênaltis. Ponte Preta e XV de Jaú avançaram à terceira fase após disputas dramáticas.







Com empate no fim, Ponte Preta vence Francana nos pênaltis e avança





No Estádio Lancha Filho, em Franca, a Ponte Preta encarou a Francana em um duelo equilibrado. A Macaca chegou ao confronto como líder do Grupo 14, e 100% de aproveitamento com três vitórias em três jogos. Já a Francana avançou com o segundo lugar do Grupo 13, vindo de uma derrota para o Cruzeiro em casa.

Para esta partida, a Ponte Preta entrou em campo com algumas alterações em relação ao time considerado titular. A mudança ocorreu por conta dos jovens que tiveram que integrar o elenco principal da Macaca para a disputa do Paulistão.

Após um primeiro tempo sem gols, a Veterana, que vinha melhor, abriu o placar aos 10 minutos da etapa final com Jhon, convertendo pênalti que ele mesmo sofreu. Gol animou ambos os lados. A Macaca,, não desistiu e buscou o empate aos 43 minutos com Heitor, após sobra de cobrança de lateral na área.

Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro pontepretano João Bezerra, que defendeu duas cobranças e garantiu a vitória alvinegra. Na terceira fase, a Ponte enfrenta o Cruzeiro, que eliminou o Meia-Noite.





Galo da Comarca elimina o 100% Athletic





Athletic e XV de Jaú se enfrentaram no Estádio Antônio Viana da Silva, em Assis. O time mineiro chegou ao confronto com uma campanha de três vitórias em três jogos no Grupo 7. Já o Galinho avançou com a segunda melhor campanha do Grupo 8, vindo de uma derrota para o Corinthians na rodada anterior.

Apesar disso, foi o time jauense quem abriu o placar logo cedo. Aos dois minutos da primeira etapa, após cobrança de escanteio, Daniel subiu mais alto que a marcação e mandou para o fundo da rede. O Athletic tentou uma resposta imediata em um bate-rebate na área, mas a defesa jauense segurou a investida.

O jogo seguiu movimentado e em alta velocidade. Aos 17 minutos, o goleiro do XV de Jaú realizou uma defesa espetacular em um lance à queima-roupa, evitando o empate do Athletic. Na segunda etapa, o time mineiro voltou acreditando na virada. Aos 30 minutos, Caio Amaral finalizou de primeira para empatar. Aproveitando o bom momento, o Athletic virou o jogo cinco minutos depois com uma cabeçada de Gustavo Santos após novo escanteio: 2 a 1.

O XV de Jaú não se deixou abalar e buscou forças para empatar aos 43 minutos. Após cruzamento na área, o zagueiro Thiago mostrou oportunismo e igualou o marcador, levando a decisão para as penalidades.

Nos pênaltis, o goleiro Pedro Ciola brilhou com duas defesas, junto aos batedores do XV de Jaú converteram todas as suas cobranças. Com o resultado, o Galo da Comarca garantiu a classificação e eliminou o Athletic. Na próxima fase, o XV enfrenta o vencedor do confronto entre Corinthians e Guarani.