O Novorizontino fez história na noite desta sexta-feira (15) ao conquistar o Campeonato Paulista Sub-20 pela primeira vez. A equipe do interior venceu o São Paulo por 3 a 0 na decisão, realizada no estádio Novelli Júnior, em Itu, e garantiu o título inédito após empate por 1 a 1 no primeiro jogo, em Novo Horizonte.
Com uma atuação sólida e aproveitando contra-ataques rápidos, o time que contou com gols de Adriano Bispo, Pedro Balotelli e Victor Gabriel mostrou superioridade e confirmou a taça.
Primeiro tempo
O confronto teve um começo equilibrado, mas o Novorizontino foi mais eficaz. O primeiro gol veio aos 19 minutos, em um contra-ataque que resultou em um belo chute rasteiro de Adriano Bispo após grande enfiada de Hector.
No lance seguinte ao gol, Adriano quase fez mais um. João Pedro fez uma grande defesa em um chute que foi muito bem colocado.
O São Paulo, que buscava seu décimo título da competição, teve dificuldades para furar a defesa do Novorizontino, que soube se organizar bem no setor defensivo e neutralizar as investidas do time tricolor.
Antes do intervalo, Pedro Balotelli ampliou o placar. Aos 42 minutos, o atacante fez um lindo gol de fora da área, colocando o Novorizontino com uma vantagem confortável de 2 a 0. Balotelli, que terminou a competição como artilheiro, com 19 gols, foi um dos principais destaques da equipe durante todo o torneio.
Segundo tempo
No segundo tempo, o São Paulo tentou reagir. Logo após o intervalo, a equipe tricolor teve uma boa oportunidade, mas o gol foi anulado por impedimento.
A pressão aumentou, com finalizações perigosas, mas a defesa do Novorizontino se manteve firme. Em um lance de escanteio, a defesa do Tigre conseguiu salvar uma bola sobre a linha do gol.
A última tentativa do São Paulo veio nos acréscimos, quando Ferreira finalizou e a bola passou perto, mas sem perigo para o goleiro adversário.
Já nos minutos finais, Victor Gabriel selou a vitória e a conquista do título ao fazer um gol espetacular. Após uma jogada individual pela esquerda, ele invadiu a área e bateu firme no ângulo, marcando o terceiro gol e coroando o desempenho da equipe.
Com a vitória, o Novorizontino se consagra campeão paulista Sub-20 pela primeira vez e entra para a história do torneio. Para o São Paulo, a derrota frustra a busca pelo décimo título da categoria. Apesar de sua superioridade na posse de bola, o time tricolor não conseguiu superar a defesa sólida do Novorizontino, que soube se aproveitar das oportunidades criadas e levou o título com autoridade.
Escalações
São Paulo: João Pedro, Maik, Kauê, Andrade, Hugo, Felipe, Paulinho, Cauã Lucca, Ryan Francisco, Alves e Ferreira. Téc: Allan Barcellos.
Novorizontino: Scapin, Antony, Bruninho, Dantas, Vanderlei, Gabriel Correia, Enzo Rocha, Romário, Pedro Balotelli, Héctor e Adriano. Téc: Rafael Stuchi.