Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Novorizontino e Ponte garantem liderança do grupo na Copinha

Por: André Victor Lima e Silva
7 meses atrás em 10 de janeiro de 2025
Foto: @basso.fotografia
Na tarde desta sexta-feira, mais duas equipes paulistas confirmaram sua presença na 2ª fase da competição com estilo. Com a vitória por 3 a 0 do Novorizontino sobre o Genus-RO e o empate sem gols da Ponte Preta com o IAPE, ambos conquistaram a liderança de seus respectivos grupos e conheceram seus adversários na próxima etapa. Enquanto a Macaca trava um duelo de alvinegros contra a Votuporanguense, o Tigre, caso o Votoraty não aplique uma goleada histórica no ABC-RN, enfrenta o tradicional Athletico Paranaense.


Atropelo do Tigre em Votorantim 


 

O Novorizontino poupou boa parte de seus titulares na última e decisiva partida da fase de grupos, mostrando a confiança de Rafael Stucchi em seu elenco. Apenas quatro jogadores que começaram jogando nos outros dois jogos estiveram em campo hoje: o goleiro Scapin, o zagueiro Correia, os atacantes Victor Gabriel e Pedro Balotelli, além do camisa dez da equipe, Hector.

Os campeões da Campeonato Paulista Sub-20 garantiram o resultado já na primeira etapa, com dois gols de Pedro Balotelli. O Tigre partiu para cima e pressionou o rival em seu campo de defesa desde o primeiro minuto de jogo. Pressão alta e jogo em linha alta também com a bola. O zagueiro Correia articulou o jogo como um volante e achou belo passe para Victor Gabriel, que girou bonito na defesa e sofreu pênalti aos 14 minutos. Balotelli converteu com facilidade, 1 a 0.

 



 

Depois do gol, o Genus tentou uma reação, mas demonstrou muito menos qualidade que o Novorizontino. Aos 42', Reidiney ganhou disputa com o lateral-esquerdo adversário e chegou na linha de fundo. Cruzou bem para Pedro Balotteli testar no contra-pé do goleiro. sem chance para ele, 2 a 0 antes do intervalo.

No segundo tempo, o Tigre seguiu melhor, mas já sem todo o ímpeto que demonstrou na primeira etapa. Léo Stucchi aproveitou a situação para dar minutos de jogo aos seus reservas. O melhor deles foi Dhioguinho. O canhoto fez fumaça na ponta-direita e sacramentou o placar aos 27 minutos da parte final. Levou para a linha de fundo, perdeu a bola, recuperou ela sorrateiramente, driblou dois e deslocou o goleiro de perna esquerda, golaço. Três a zero e vitória garantida para o atual campeão paulista.

A equipe de Novo Horizonte tem três pontos a mais e saldo de gols muito superior ao Votoraty, segundo lugar do grupo que enfrenta o ABC nesta tarde. Caso não aconteça nada extraordinário, o Tigre será líder do Grupo 18 e enfrenta o Athletico-PR, vice-líder do Grupo 17, na segunda fase.

 

[anwpfl-standing title="" id="446113" exclude_ids="" layout="" partial="" bottom_link="" link_text="" show_notes="1"]

 


Empate "de comadres" em Santa Fé do Sul 


[caption id="" align="alignnone" width="2560"] Foto: Thiago Dias[/caption]

 

Ponte Preta e IAPE do Maranhão protagonizaram um confronto tecnicamente fraco na tarde desta terça-feira, em Santa Fé do Sul, durante a terceira rodada da Copa São Paulo. Apesar disso, o empate sem gols foi benéfico para ambas as equipes. A Macaquinha alcançou sete pontos e garantiu a liderança do grupo 02, enquanto o IAPE, com cinco pontos, ficou na vice-liderança. Na próxima etapa, a Ponte enfrentará o Votuporanguense, e o IAPE terá o Botafogo-RJ como adversário.

 

[anwpfl-standing title="" id="446095" exclude_ids="" layout="" partial="" bottom_link="" link_text="" show_notes="1"]

 

 

O jogo começou equilibrado, com as duas equipes se estudando, especialmente por causa do calor intenso. Precisando do resultado, o IAPE começou a tomar a iniciativa. Aos 11 minutos, o zagueiro Marcelo Pietro arriscou de longe, mas o goleiro Angelo defendeu após um desvio no meio do caminho.

Pouco depois, aos 17 minutos, a Ponte mostrou perigo em um contra-ataque. Isaac ficou cara a cara com o goleiro Kennedy, que cometeu falta e acabou expulso. No entanto, Lucas Amparo desperdiçou a cobrança de falta, mandando a bola por cima do gol.

Mesmo com um jogador a menos, o IAPE continuou buscando o ataque. Aos 29 minutos, Chuk chutou por cima e quase abriu o placar. A Ponte respondeu com Diego Domene, que arriscou de fora da área e assustou o goleiro Pablo. Aos 39, Esquerdinha finalizou pelo lado direito, exigindo uma boa defesa de Angelo, que mandou para escanteio.

No segundo tempo, a Macaquinha realizou cinco substituições de uma vez e conseguiu dominar mais o campo ofensivo. Apesar disso, o meio-campo mostrou pouca criatividade, dificultando as ações ofensivas. Sem grandes chances, o jogo terminou empatado, com ambas as equipes satisfeitas com o resultado.

O empate garantiu tranquilidade para os dois lados. Agora, a Ponte enfrenta o Votuporanguense, enquanto o IAPE encara o Botafogo-RJ na sequência da competição.