Iniciativa faz parte do “Currículo de Formação Em Frente Tigre Valente” e busca formar atletas conscientes também fora de campo
Com o compromisso de formar atletas e cidadãos responsáveis, o Grêmio Novorizontino realizou, na última semana, a palestra “Trânsito Seguro – Responsabilidade e Conscientização”. A atividade, que aconteceu no auditório da Novocana, em Novo Horizonte, foi voltada aos jogadores da categoria sub-17, que em breve iniciarão o processo de habilitação.
A iniciativa integra o projeto pedagógico “Currículo de Formação Em Frente Tigre Valente” e teve como objetivo alertar sobre os riscos do trânsito e reforçar que cada escolha ao volante pode salvar vidas.
O subtenente João Henrique, da Polícia Militar, foi o responsável pela condução do encontro. Ele destacou a importância de preparar os jovens não apenas para dirigir, mas também para se comportar com segurança como pedestres, ciclistas e passageiros. — Falamos sobre deslocamentos a pé, de bicicleta, ciclomotores e até motos elétricas. É preciso evitar riscos, não buscar aventuras que possam prejudicar o futuro e respeitar sempre o Código Brasileiro de Trânsito, ressaltou.
Durante a palestra, foram abordados temas fundamentais, como:
segurança no trânsito e fatores de risco (excesso de velocidade, celular ao dirigir e consumo de álcool);
uso de equipamentos de proteção, como cinto de segurança e capacete;
condução defensiva, atenção e reação em emergências;
consequências do descumprimento das regras de trânsito.
Para o supervisor das categorias de base, João Zanoto, a iniciativa reforça o papel social do clube: — Queremos que nossos atletas sejam exemplo não só dentro de campo, mas também na sociedade.
O preparador físico Ângelo Azevedo complementou: — Assim como no futebol, no trânsito é preciso disciplina e atenção. Pequenas atitudes, como não usar celular ao caminhar e respeitar as normas, preservam a vida e a integridade física.
Com a ação, o Novorizontino reafirma sua preocupação em preparar os jovens não apenas como jogadores, mas também como cidadãos conscientes e responsáveis.