A Copa Paulista de 2024 representa a edição com maior quantidade de times da história do torneio, 26 equipes no total. Na primeira fase, os clubes foram divididos em cinco grupos, em que quatro contavam com 5 times e um grupo contava com 6. Dito isso, vamos conferir algumas estatísticas que marcaram o campeonato até aqui:
Relação Casa/Fora:
Tivemos 110 partidas na fase de grupos da Copa Paulista, com leve vantagem para os mandantes contra os visitantes. Os times que jogaram em casa venceram 39 vezes, enquanto os visitantes saíram triunfantes 30 vezes, com 41 empates.
O primavera foi a única equipe com 100% de aproveitamento como mandante, com 4 vitórias em 4 jogos no Ítalo Mário lemongi. Enquanto isso, o União São João se classificou para o mata-mata mesmo sem vencer em Araras.
Como visitante, Taquaritinga e Francana saíram invictos da fase de grupos com 83,3 e 66,6% de aproveitamento, respectivamente. Por outro lado, Barretos, Rio Branco, RB Bragantino II e União Suzano conquistaram apenas um ponto fora de casa.
Gols
Ao total, nos 110 jogos da fase inicial, os times balançaram as redes 228 vezes, numa média relativamente baixa de 2,07 gols por jogo. Dos 228, os mandantes marcaram 125 gols e os visitantes fizeram 103.
A Votuporanguense teve a melhor média de gols da competição – com 2 tentos por jogo. O Monte Azul fez teve média um pouco inferior, mas foi a única equipe que marcou em todos as partidas.
Do lado defensivo, destaque máximo para o Taquaritinga, levando apenas um gol em todas os jogos disputados. A média de gols tomados da equipe foi de 0,13 por partida.