Santos pode enfrentar um prejuízo significativo por não disputar a Copa do Brasil 2024

Texto: Tiago Assis (Foto: Getty Images)

Publicados 9 meses atrás em 16 de outubro de 2023
Por: Tiago Assis

O Santos corre o risco de não participar da edição da Copa do Brasil em 2024. As mudanças no regulamento da competição para o próximo ano, que distribui vagas com base no desempenho das equipes nas federações estaduais, podem resultar na ausência do Santos no torneio. Isso teria um impacto financeiro considerável, já que a Copa do Brasil é conhecida por oferecer altos prêmios aos clubes participantes. No entanto, devido à eliminação do Santos na fase de grupos do Campeonato Paulista, o time não conseguiu se classificar para a edição de 2024, que estava reservada apenas para os cinco melhores times do torneio estadual.

A situação do Santos em relação à Copa do Brasil de 2024 é delicada. A Federação Paulista de Futebol (FPF) ainda dispõe de uma vaga destinada ao campeão da Copa Paulista, da qual o Santos estava classificado, mas optou por não participar. Diante disso, o Santos tinha a necessidade de garantir sua vaga na Copa do Brasil de 2024, seja vencendo a própria competição ou a Sul-Americana de 2023, o que não aconteceu devido à eliminação precoce. Outra alternativa seria a classificação para a Copa Libertadores através do Campeonato Brasileiro.

Vale ressaltar que 12 clubes têm direito a ingressar diretamente na terceira fase da Copa do Brasil, incluindo os representantes do país na Libertadores, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B de 2023. Caso essas vagas não sejam preenchidas, as remanescentes serão distribuídas com base na classificação do Campeonato Brasileiro. Portanto, o Santos precisa terminar no mínimo em nono lugar na atual edição do Campeonato Brasileiro, o que é um desafio considerando sua posição atual, 14º lugar e a 10 pontos do nono colocado, o Atlético-MG.

O presidente do Santos, Andres Rueda, demonstrou otimismo em uma reunião do Conselho Deliberativo em junho, sugerindo que o clube não ficaria de fora da Copa do Brasil e que acreditava em um convite. No entanto, informações iniciais indicam que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não planeja convidar clubes que não tenham conquistado uma vaga de forma convencional.

Se o Santos não conseguir a vaga na Copa do Brasil, enfrentará um prejuízo significativo em 2024. No ano anterior, mesmo com a eliminação nas oitavas de final para o Bahia, o clube obteve aproximadamente R$ 8,5 milhões em premiações na competição.

Fique por dentro das notícias! Siga nosso perfil no Instagram.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo WhatsApp.

Profetize os resultados do Santos no Copa do Brasil Série A 2024!
Clique aqui, faça seu cadastro na Betnacional e use o código: TUDOSOBREPAULISTA.

P