Após sete meses de suspensão, Gaviões da Fiel e outras uniformizadas voltam às arquibancadas com autorização do Ministério Público e assinatura de novo acordo de conduta
ReproduçãoA Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou nesta quarta-feira, 29, a liberação oficial das torcidas organizadas do Corinthians, encerrando uma proibição que vigorava desde abril. A medida atende a uma recomendação do Ministério Público e permite novamente a entrada de faixas, bandeiras e instrumentos musicais das principais uniformizadas do clube.
Com a revogação da Portaria nº 093/2025, seis torcidas voltam a ter acesso aos estádios: Gaviões da Fiel, Camisa 12, Fiel Macabra, Pavilhão 9, Estopim da Fiel e Coringão Chopp, todas registradas na capital paulista e vinculadas ao Corinthians.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
A restrição havia sido imposta após o uso de rojões e sinalizadores durante a final do Campeonato Paulista, realizada em março, na Neo Química Arena. Desde então, os integrantes das organizadas estavam impedidos de portar camisas, bandeiras e outros adereços que identificassem suas torcidas em partidas disputadas no estado.
Nos últimos meses, líderes das torcidas se reuniram com representantes do Ministério Público e do 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar. O diálogo resultou na assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que estabelece compromissos para garantir a segurança e o bom comportamento das organizadas nos estádios.
Com a nova portaria, os torcedores organizados poderão retornar às arquibancadas já no próximo domingo (2), quando o Corinthians enfrenta o Grêmio pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida, que acontece em São Paulo, marcará a reestreia das uniformizadas após meses afastadas das arquibancadas.