Com os grupos da primeira fase da Copa Libertadores da América já definidos, o São Paulo pode ter, ao lado do Flamengo, o caminho mais fácil para a próxima etapa da competição. Os dois clubes são os únicos entre os brasileiros que não enfrentam equipes campeãs do torneio na fase de grupos.
Em sua 22ª participação na disputa pela taça mais valiosa das Américas, vamos relembrar os grupos em que caiu o tricolor paulista nas três edições em que se sagrou campeão.
1992
Na primeira vez que o tricolor conquistou a América, o clube já havia chegado a x semi finais/ finais, e vinha como campeão brasileiro de 1991.
O grupo do São Paulo era completado pelo Criciúma de Levir Culpi, atual campeão da Copa do Brasil, San José e Bolívar, ambos da Bolívia.
Apesar de um histórico 3 a 0 para o Críciuma em Santa Catarina na primeira rodada, os comandados de Telê Santana deram a volta por cima e passaram no primeiro lugar do grupo com 11 pontos. Após eliminar o Nacional (URU) nas oitavas de final, o tricolor voltou a encontrar o Criciúma nas quartas, desbancou o Barcelona SC (ECU) nas semis e bateu o Newell´s Old Boys (ARG) na final, nos pênaltis.
Jogos:
- Criciúma 3 x 0 São Paulo
- San José 0 x 3 São Paulo
- Bolívar 1 x 1 São Paulo
- São Paulo 4 x 0 Criciúma
- São Paulo 1 x 1 San José
- São Paulo 2 x 0 Bolívar
1993
Na época, o atual campeão do torneio adentrava a competição já na fase eliminatória no ano seguinte, portanto, o São Paulo não disputou a fase de grupos.
Enfrentou o rival da última final, Newell´s nas oitavas e eliminou novamente os argentinos, desta vez no tempo normal. Depois passou por Flamengo e Cerro Porteño, antes de derrotar a Universidad de Chile na final pelo placar agregado de 5 a 3 e se sagrar bicampeão consecutivo da Libertadores.
2005
Na conquista do Tri, o São Paulo enfrentou Quilmes, Universidad de Chile e The Strongest na primeira fase e saiu do grupo invicto, com 12 pontos e impressionantes 16 gols marcados. O tricolor venceu as três partidas que jogou no Morumbis de maneira convincente e deu início a histórica campanha do tricampeonato, passando pelo rival Palmeiras nas oitavas, o Tigres do México nas quartas de final e o imponente River Plate de Mascherano, Lucho González, Marcelo Gallardo e Marcelo Salas nas semifinais. Na final, desbancou o Atlético Paranaense com direito a goleada por 4 a 0 no Morumbis no jogo de volta.
Jogos:
- The Strongest 3 x 3 São Paulo
- São Paulo 4 x 2 Universidad de Chile
- Quilmes 2 x 2 São Paulo
- São Paulo 3 x 1 Quilmes
- Universidad de Chile 1 x 1 São Paulo
- São Paulo 3 x 0 The Strongest