Ídolo tricolor e campeão mundial pelo São Paulo, Palhinha foi um dos grandes nomes presentes na inauguração da The Legends Academy. No evento, que reúne craques históricos para compartilhar seus conhecimentos com novas gerações, o ex-meia destacou a importância da iniciativa e reforçou a necessidade de devolver a essência do jogo aos jovens atletas.
“Vai ser uma situação muito bacana, porque a gente vai poder repassar aquilo que aprendeu. E espero que as pessoas possam aprender da forma que nós aprendemos”, afirmou Palhinha, valorizando a oportunidade de transmitir sua vivência no futebol.
Conhecido pela inteligência em campo, Palhinha também comentou sobre a dificuldade de encontrar hoje jogadores com perfil semelhante ao dele — pensadores, criativos, com leitura de jogo. “Tão dando menos bola pros meninos. Tem que deixar eles mais em contato com a bola, pra gostarem dela, pra brincar com ela. A gente não vê mais isso. A molecada tá ficando muito tensa desde pequenininho.”
Segundo o ex-jogador, o excesso de foco em posicionamento e parte tática está inibindo o talento natural de muitos atletas. “Passam muita informação pro jogador hoje. Ele tá mais preocupado com rede social do que em jogar bola. Se trabalhar as duas pernas, o psicológico e gostar da bola, pode render muito mais.”
Com passagem também por Cruzeiro, Corinthians e Seleção Brasileira, Palhinha agora atua como empresário e agente de jovens jogadores. Ele afirma que um dos seus objetivos é justamente resgatar o prazer do jogo. “O negócio é ser feliz com a bola no pé. A partir disso, o resto vem.”