Palmeiras de Abel tem 21 viradas: relembre as mais importantes

Por: André Victor Lima e Silva
1 ano atrás em 25 de abril de 2024
Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon


Com a remontada heroica do Palmeiras ontem (24) contra o Independiente Del Valle, a equipe chegou à sua 21ª virada no comando de Abel Ferreira. O treinador português citou o termo “time da virada”, tão cantado pela torcida alviverde ao passar dos anos na coletiva de imprensa pós-jogo.


Entre estes jogos, em três ocasiões o ‘Verdão’ chegou a perder por dois ou mais gols, como ontem. Ainda mais impressionante, em cinco vezes o time passou a frente do placar nos acréscimos. Por fim, em duas oportunidades o clube virou o jogo sob as duas condições – estar atrás por dois ou mais tentos no placar e no tempo extra. O triunfo desta quarta-feira teve essas características.


Além da Supercopa do Brasil contra o Flamengo, o ‘Palestra’ virou partidas dez vezes pelo Brasileirão Série A, cinco na Copa Libertadores, três no Paulistão e duas na Copa do Brasil. Vamos relembrar as mais impactantes:


 



Botafogo 3 x 4 Palmeiras – 01/11/2023


Endrick brilha, Palmeiras aplica virada histórica, vence o Botafogo e põe emoção por título do Brasileiro

A virada contra o Botafogo foi a primeira grande apresentação de Endrick com a camisa do Palmeiras


O Palmeiras protagonizou uma tarde memorável no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, ao virar um placar adverso de 3 a 0 para o Botafogo e arrancar uma vitória épica por 4 a 3. A partida, válida pela 31ª rodada do Brasileirão de 2023, foi eletrizante do início ao fim e marcou um momento crucial na briga pelo título.




O Fogão, que liderava a competição na época, abriu o placar com Eduardo aos 21 minutos. A pressão continuou e o time da casa ampliou o placar com Tchê Tchê aos 30 minutos e Júnior Santos aos 36 minutos.


A reação começou com um gol de Endrick aos 4 minutos, diminuindo a diferença no placar. A reviravolta alviverde ganhou ainda mais força quando o Botafogo se complicou com a expulsão de Adryelson aos 15 minutos e um pênalti defendido por Weverton aos 22 minutos, cobrado por Tiquinho Soares.


Aproveitando o momento favorável, o Palmeiras empatou a partida aos 40 minutos com mais um gol de Endrick. O empate aconteceu aos 43 minutos, com um golaço de Flaco López. E para fechar com chave de ouro, Murilo sacramentou a remontada aos 53 minutos, de cabeça.



Palmeiras 4 x 3 Flamengo – 28/01/2023


Palmeiras vence o Flamengo e conquista a Supercopa do Brasil 2023

Gustavo Gómez ergueu a taça de da Supercopa do Brasil 2023


Em um jogo cheio de reviravoltas, o Verdão superou o rival por 4 a 3, conquistando o troféu pela primeira vez em sua história.


O Flamengo, atual campeão da Libertadores, começou a partida pressionando e logo abriu o placar com Gabigol, de pênalti, aos 25 minutos. O Palmeiras se reorganizou e empatou aos 37 minutos, com Raphael Veiga. Aos 48 minutos, Gabriel Menino marcou um golaço de fora da área, virando o placar logo antes do intervalo.


Na volta para o segundo tempo, o time carioca voltou com outra postura e igualou o jogo novamente com outro de Gabigol, de cavadinha, aos 5 minutos. Em jogada de Endrick, Everton Ribeiro pôs a mão na bola e cometeu pênalti aos 10′ da segunda etapa – Raphael Veiga converteu e devolveu a vantagem ao Palmeiras.


Apenas cinco minutos depois, Pedro fez um golaço de calcanhar depois de cruzamento de Ayrton Lucas para devolver o empate à partida pela terceira vez. Aos 28′ da segunda etapa, Gabriel Menino voltou a marcar com a perna esquerda e sacramentou o título do clube paulista.



São Paulo 1 x 2 Palmeiras – 2022


Com gols nos acréscimos, líder Palmeiras derrota o São Paulo de virada pelo Brasileirão - ISTOÉ Independente

Zagueiros do Palmeiras viraram o jogo contra o São Paulo contra o Brasileirão


 


 


No desenrolar do Brasileirão de 2022, o Palmeiras protagonizou uma reviravolta inesquecível contra o São Paulo no Morumbi, no memorável Choque-Rei. Foi uma partida de tirar o fôlego, em que a equipe de Abel Ferreira esteve atrás no placar até os momentos finais do segundo tempo.


Patrick abriu o placar aos 17 minutos da primeira etapa e o ‘Tricolor’ conseguiu segurar o resultado até os 90 minutos de jogo. No entanto, em uma virada absurda, os gols de Gustavo Gómez e Murilo, aos 45 e 51 minutos do segundo tempo garantiram a vitória por 2 a 1 para o Verdão.


Essa emocionante vitória não só manteve o Palmeiras com uma confortável vantagem na liderança do Brasileiro, mas também foi um passo crucial rumo ao título, confirmando o desempenho excepcional do time alviverde ao longo da temporada.