O Palmeiras anunciou nesta última quinta-feira (7), a demissão do técnico Gustavo Almeida, que comandava a equipe Sub-17. A decisão ocorre após a derrota por 2 a 0 para o Fluminense no Allianz Parque, na final do Campeonato Brasileiro da categoria, e uma temporada abaixo das expectativas. Além do vice-campeonato brasileiro, o Palmeiras foi eliminado nas quartas de final do Paulistão Sub-17 e, por isso, não garantiu vaga na Copa do Brasil Sub-17 do ano que vem. Em 2025, o time terá apenas o Campeonato Paulista e o Brasileirão no calendário.
Gustavo Almeida chegou ao clube em 2023 como auxiliar técnico da equipe Sub-20 e, neste ano, foi promovido ao comando do Sub-17. Ao longo de 2024, ele liderou o time em 48 jogos, com 35 vitórias, seis empates e sete derrotas. Em suas redes sociais, o treinador se despediu com uma mensagem de gratidão ao Palmeiras e aos profissionais que trabalharam ao seu lado.
Foram 16 meses, entre sub-20 e sub-17, representando essa camisa que é uma das potências da base no Brasil. Nesse período, pude evoluir muito, como homem e como profissional, escreveu.
Almeida agradeceu especialmente a Lucas Andrade, que o convidou para integrar a equipe como auxiliar, e a João Paulo, em nome da diretoria. Ele destacou o orgulho do trabalho realizado e deixou uma mensagem de reflexão: Como diz o mestre Cortella: ‘Cada despedida, cada distância, traz consigo um aprendizado e a oportunidade de nos aproximar ainda mais de quem somos de verdade.
O Palmeiras ainda não anunciou quem assumirá o comando do Sub-17 para a próxima temporada. A diretoria está em processo de avaliação para definir o novo treinador da categoria.