Palmeiras domina e vence o Grêmio por 1 a 0

Por: Bruno Rys Colesanti
1 ano atrás em 8 de novembro de 2024
Foto: Cesar Greco/Palmeiras


Nesta sexta-feira (08), o Palmeiras venceu o Grêmio por 1 a 0 no Allianz Parque, pela 33° rodada do Campeonato Brasileiro. O gol do jogo foi marcado com Estêvão. O Alviverde pressionou muito e foi dominante durante toda a partida.




Com o resultado, o Palmeiras voltou a ficar a três pontos de distância do líder, Botafogo. O carioca, porém, ainda joga na rodada. Já o Grêmio, não conseguiu se distanciar do Z4. Com 39 pontos, o time está na 11° posição, com cinco de vantagem para a zona de rebaixamento.


 


Primeiro tempo


 


O Palmeiras começou a partida pressionando. As principais chegadas foram em cruzamentos para a área. A primeira grande oportunidade aconteceu dessa forma. Aos seis minutos, Felipe Anderson cruzou uma bola fechada na segunda trave e Marchesín se atrapalhou. Ela ainda beliscou a trave antes de sair para escanteio.


Na cobrança, Gustavo Gómez subiu mais alto que todo mundo e testou firme para grande defesa do goleiro gremista.


Aos 12, Rony tabelou com Raphael Veiga e arriscou da intermediária. A bola até foi no canto, mas Marchesín fez a defesa sem dar rebote.


Aos 15, foi a vez do time gaúcho assustar pela primeira vez. Villasanti se infiltrou pelo meio, deixou dois marcadores para trás e ficou cara a cara com Weverton. O goleiro palmeirense fez ótima defesa.


O Verdão voltou ao ataque aos 17. Em rápido contra-ataque, Felipe Anderson serviu Caio Paulista, que bateu no canto e Marchesín desviou para escanteio.


A próxima chegada alviverde aconteceu apenas aos 26 minutos. Estêvão pegou a sobra de um cruzamento, levou para o fundo e arriscou. Marchesín pegou sem grandes problemas.


Aos 27, uma pequena confusão. O árbitro marcou falta de Villasanti em Estêvão. O meia gremista se revoltou e foi tirar satisfação com Estêvão, alegando uma simulação. Cartão amarelo para o capitão do Imortal.


O Palmeiras chegou a mandar a bola para rede aos 34. Maurício, porém, estava impedido e o tento foi anulado em campo.


O Grêmio foi melhorando defensivamente e conseguiu anular o ataque palmeirense a partir da metade da primeira etapa. O Alviverde encontrou muitas dificuldades para furar o bloqueio gremista no último terço do campo.


Aos 46, o Verdão conseguiu uma boa triangulação. Felipe Anderson serviu Maurício dentro da área. Ele bateu com um desvio e Marchesín fez ótima defesa.


Mesmo com 13 finalizações contra uma do Grêmio ao fim do primeiro tempo, a torcida do Palmeiras tratou de vaiar a equipe, que vem pressionada pelos últimos resultados. Também foi possível ouvir o seguinte grito ecoado das arquibancadas: “Não é mole não, o Brasileiro virou obrigação”.


 


Segundo tempo


 


O Palmeiras voltou do intervalo pressionando. Aos cinco, Maurício recebeu livre na entrada da área e soltou a bomba. Marchesín fez ótima defesa. Aos sete, Felipe Anderson levou para o fundo e cruzou com perigo para trás, mas a zaga afastou.


Aos onze, Veiga recebeu cruzamento de Maurício e cabeceou por cima, sem tanto perigo. No lance seguinte, Maurício arriscou mais uma vez de fora. Desta vez no meio e Marchesín agarrou.


Aos 15, o Grêmio chegou em um contra-ataque. Em um bombardeio, a defesa conseguiu bloquear alguns chutes e o lance terminou com Soteldo isolando a bola.


O jogo ficou frenético. No lance seguinte Maurício recebeu em ótimas condições, mas foi bloqueado.


Aos 19, após um escanteio, a bola se ofereceu para Veiga dentro da área. Ele encheu o pé, mas a bola passou raspando a trave.


Dois minutos depois, a bola ficou com Gómez dentro da pequena área. Ele, incrivelmente, mandou para fora.


Aos 23, Estêvão tabelou com Veiga, trouxe para o meio e chapou no canto. Marchesín, grande nome da partida, fez excelente defesa. No lance seguinte, o atacante palmeiras teve outra chance. A bola beijou a trave.


Depois de tanto pressionar, o gol finalmente saiu. Dudu trouxe para o meio e arriscou  de fora. Marchesín espalmou nos pés de Estêvão, que ficou de frente para o gol e abriu o placar.


Aos 33, Rios soltou a bomba de longe e Marchesín fez ótima defesa. No escanteio, a bola sobrou para Estêvão. Outra grande defesa do goleiro gremista.


Aos 44, Zé Rafael puxou contra-ataque, tabelou com Estêvão e ficou cara a cara com o goleiro, mas bateu para fora.


 


Escalações


 


Palmeiras: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo, Caio Paulista (Mayke), Aníbal Moreno, Raphael Veiga (Zé Rafael), Maurício, Felipe Anderson (Dudu), Estêvão e Rony (Flaco López). Treinador: Abel Ferreira.


 


Grêmio: Marchesín, João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson, Reinaldo, Villasanti, Dodi (Monsalve), Edenilson (Pepê), Soteldo (Nathan Fernandes), Aravena (Cristaldo) e Braithwaite (Diego Costa). Téc: Renato Gaúcho.