Palmeiras é tricampeão paulista!

Foto: Jhony Inácio/Agência Paulistão
O Verdão de Abel Ferreira conquistou seu décimo título nesta tarde de domingo. Após uma final espetacular, o Palmeiras tornou-se campeão do Paulistão 2024. Este é o tricampeonato da equipe alviverde nesta competição, realizando um feito que não acontecia desde 1934.
O primeiro tempo da finalíssima começou com bastante emoção. As duas equipes tiveram oportunidade de marcar antes dos 10 minutos. Aos 5, Guilherme executou um cruzamento pelo lado esquerdo, Otero chegou batendo e acertou Zé Rafael. A bola sobrou no pé de Diego Pituca, que bateu colocado. Porém, Weverton foi buscar a bola no ângulo e fez uma grande defesa.
O Verdão respondeu aos 9 minutos. Piquerez recebeu na esquerda e cruzou na área. Flaco subiu e cabeceou para Veiga, que escorou para Mayke. Ele encheu o pé e Gil, em cima da linha, afastou a bola.
O Verdão continuou pressionando seu adversário e dessa forma conseguiu igualar o placar agregado. Aos 25, João Paulo saiu mal do gol e acertou a perna de Endrick. Depois de uma grande análise no VAR, Raphael Claus optou por assinalar o pênalti. Dessa forma, Veiga foi para a cobrança e estremeceu o Allianz Parque.
O Palmeiras continuou pressionando e teve a oportunidade de virar a final nos acréscimos. Veiga cobrou escanteio e após chute de Zé Rafael, Morelos afastou e Piquerez finalizou de fora da área. João Paulo foi no cantinho para espalmar a bola. No escanteio seguinte, Murilo subiu e quase balançou as redes.
O segundo tempo foi fenomenal. Logo no início da reta final, o Santos teve uma oportunidade de gol. Aos 47, Otero sofreu falta e ele mesmo foi para cobrança, porém Weverton fez uma grande defesa. Aos 51, Pituca encontrou Guilherme livre. O atacante ficou cara a cara com Weverton, o goleiro palmeirense novamente salvou o Palmeiras. No lance seguinte, o Verdão respondeu com Piquerez, que soltou uma bomba de muito longe e levou muito perigo ao gol de João Paulo.
Aos 57, a melhor oportunidade do Peixe no jogo. Morelos iniciou a jogada pelo lado direito, Giuliano tocou para trás, Pituca ajeitou para Otero, que finalizou duas vezes. A primeira bateu em Murilo e a segunda, Mayke tirou em cima da linha.
Aos 65, o Verdão quase conquistou o segundo gol. Luis Guilherme fez bela jogada pela esquerda e cruzou na área. Gil tentou afastar, porém a bola ficou no pé de Endrick, que balançou a rede pelo lado de fora.
No minuto seguinte, a equipe alviverde ampliou a vantagem. Piquerez fez jogada espetacular pelo lado esquerdo e deixou Otero no chão. Ele cruzou na cabeça de Flaco Lopez, que escorou para Aníbal Moreno mandar a bola para o gol, fazendo a torcida palmeirense delirar.
Após o gol, o Santos tentava romper a barreira palmeirense a qualquer custo. No entanto, quem teve a oportunidade de matar o jogo foi o Palmeiras. Aos 86, Luis Guilherme acelerou pelo lado esquerdo e puxou um contra-ataque. Ele cruzou na área e Mayke, sozinho, chutou em cima de João Paulo.
Aos 91, quase saiu o gol da equipe santista. Guilherme cobrou falta pelo lado esquerdo e Gil de cabeça levou muito perigo ao gol de Weverton. Aos 93, o Santos saiu mal e Piquerez ficou com a bola. Ele achou Rony livre pelo meio e o atacante quase fez o terceiro gol da equipe alviverde. Depois disso, o Santos não tinha mais forças e o Palmeiras levantou seu terceiro caneco seguido do Paulistão.
O Palmeiras, após mais um título, volta a campo nesta quinta-feira, quando irá enfrentar o Liverpool do Uruguai pela Libertadores da América.
ESCALAÇÕES DA FINAL
Palmeiras: Weverton, Mayke, Murilo, Gustavo Gómez e Piquerez; Aníbal Moreno, Zé Rafael e Raphael Veiga; Lazáro, Endrick e Flaco López.
Santos: João Paulo; Aderlan, Gil, Joaquim e Felipe Jonatan; João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano; Otero, Guilherme e Morelos.