Depois de um momento de oscilação no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras reencontrou o bom futebol e voltou com força total à briga pela liderança da Série A. A equipe de Abel Ferreira, que chegou a amargar uma sequência de três jogos sem vitórias, agora soma três triunfos consecutivos e se aproxima novamente do topo da tabela.
Antes da pausa para o Mundial de Clubes, o Verdão enfrentou um período turbulento, com derrotas para Cruzeiro e Flamengo, justamente os times que brigavam nas primeiras colocações e um empate com o Mirassol na retomada do campeonato. O momento ruim fez o time alviverde despencar do primeiro para o quarto lugar.
No entanto, a resposta foi rápida. Com atuações boas atuações e aproveitando tropeços dos concorrentes diretos, o Palmeiras venceu seus últimos três compromissos e chegou aos 32 pontos, apenas dois a menos que o Cruzeiro, atual vice-líder, e quatro atrás do Flamengo, novo líder da competição com 36.
O grande trunfo palmeirense está no número de jogos. Enquanto o Cruzeiro já completou as 17 partidas e o Flamengo tem um jogo a menos, o Verdão disputou apenas 15. Ou seja, se vencer os dois confrontos pendentes, pode até assumir a ponta da tabela dependendo de outros resultados.