O Palmeiras entra em campo nesta quarta-feira (9), às 21h30, no Allianz Parque, para enfrentar o Cerro Porteño pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Após estrear com vitória fora de casa sobre o Sporting Cristal, o Verdão busca manter o 100% no torneio continental. No entanto, a maratona de partidas vem exigindo ao máximo o elenco alviverde e o planejamento de Abel Ferreira.
Desde o dia 27 de março, quando disputou o segundo jogo da final do Campeonato Paulista contra o Corinthians, o time vem enfrentando uma sequência intensa. Três dias após a conquista estadual, o Verdão fez sua estreia no Brasileirão contra o Botafogo. No dia 3 de abril, viajou ao Peru para encarar o Sporting Cristal pela Libertadores. Apenas três dias depois, enfrentou o Sport, em Recife, pela 2ª rodada do nacional.
Agora, o desafio é novamente internacional, e logo depois, no sábado (13), o Palmeiras reencontra o Corinthians, desta vez pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. E Abel Ferreira já tem demonstrado preocupação com o desgaste físico de seus atletas.
No último domingo, optou por escalar um time alternativo diante do Sport, pensando justamente no confronto contra o Cerro e na sequência pesada que vem pela frente. A tendência é que nesta quarta o técnico coloque força máxima em campo, mas terá que avaliar com cuidado quem estará em plenas condições para o clássico do fim de semana.
E a maratona não para por aí: após o Dérbi, o Palmeiras encara duas pedreiras fora de casa pelo Campeonato Brasileiro — Internacional e Fortaleza, ambos adversários diretos na parte de cima da tabela. São jogos que testarão não só o desgaste dos jogadores, mas também a profundidade do elenco alviverde.
Com partidas a cada três ou quatro dias, Abel Ferreira terá o desafio de manter o desempenho elevado sem cansar os seus principais jogadores. A administração do elenco será novamente decisiva para o Verdão seguir forte em todas as frentes.
Escalação do Palmeiras nos últimos jogos:
Corinthians (27/03)
Weverton; Mayke, Micael, Murilo e Piquerez; Emi Martínez, Aníbal Moreno e Raphael Veiga; Estêvão, Facundo Torres e Vitor Roque.
Botafogo (30/03)
Weverton; Mayke, Micael, Murilo e Piquerez; Richard Ríos, Lucas Evangelista e Raphael Veiga; Estêvão, Facundo Torres e Vitor Roque.
Sporting Cristal (03/04)
Weverton; Bruno Fuchs, Gustavo Gómez, Micael e Piquerez; Emi Martínez, Lucas Evangelista e Felipe Anderson; Estêvão, Facundo Torres e Vitor Roque.
Sport (06/04)
Weverton; Giay, Bruno Fuchs, Murilo, Micael e Vanderlan; Emi Martínez, Lucas Evangelista e Felipe Anderson e Felipe Anderson e Facundo Torres e Flaco López.