Palmeiras e Fluminense se enfrentaram na tarde deste domingo, dia 8 de dezembro, pela última rodada da Série A do Brasileirão. O jogo aconteceu no Allianz Parque, casa do Verdão. A equipe comandada por Abel Ferreira teve um desempenho abaixo e acabou derrotada dentro de casa, por 1 a 0.
Primeiro tempo
Com o objetivo de garantir sua vaga na elite do futebol brasileiro, o Fluminense se impôs dentro do gramado do Allianz Parque e controlou as ações do jogo na primeira etapa. O Palmeiras tentou balançar as redes com a criatividade de Estêvão e bolas paradas, como aconteceu no decorrer do campeonato, mas não conseguiu abrir o placar.
O primeiro gol saiu em jogada de Nonato com Serna. Este último recebeu na ponta da área e deixou dois defensores do Palmeiras para trás, batendo no contrapé de Weverton. O goleiro do time da casa nem conseguiu ter reação, vendo apenas a bola passar pela linha do gol.
A equipe da casa não conseguiu criar depois de levar o gol e teve que ir para o intervalo sendo derrotado por 1 a 0. Consequentemente, estava perdendo a chance de conquistar o terceiro título consecutivo.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou com mais vontade na etapa final, mesmo sabendo que o Botafogo estava vencendo o São Paulo e garantindo o título. Algumas chances foram construídas, como uma bola que Estêvão fez jogada pela direita e mandou na cabeça de Flaco López. Porém, o centroavante parou em defesa de Fábio.
Vanderlan conseguiu balançar as redes após cruzamento da entrada da área. O gol foi invalidado após a arbitragem detectar interferência de Dudu em desvio causado pela defesa do Fluminense. O camisa 7 estava impedido e, consequentemente, impossibilitado de jogar.
A equipe da casa mostrou pouco ritmo na etapa final, com a torcida ficando impaciente com o desempenho mesmo valendo título.
Escalações
Palmeiras: Weverton; Giay (Marcos Rocha), Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan (Caio Paulista); Moreno (Dudu), Richard Ríos, Raphael Veiga (Rony) e Maurício (Gabriel Menino); Estêvão e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.
Fluminense: Fábio, Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Gabriel Fuentes; Martinellu, Nonato (Manoel) e Lima; Kevin Serna (Keno), Jhon Arias e Germán Cano (Kauã Elias). Técnico: Mano Menezes.