Palmeiras mantém escrita positiva contra times peruanos

Por: Alan Favaron
2 meses atrás em 14 de agosto de 2025
Foto: Cesar Greco/Palmeiras


Único time com 100% de aproveitamento nesta edição da Libertadores, o Palmeiras segue empilhando marcas históricas na competição. Ao garantir o primeiro lugar geral da fase de grupos pela oitava vez em sua história, feito que o coloca como recordista continental ao lado do River Plate-ARG, o Verdão terá pela frente o Universitario, do Peru, nas oitavas de final.


E o confronto vem acompanhado de um retrospecto amplamente favorável aos paulistas. Desde a derrota para o Sporting Cristal-PER em 2013, o Palmeiras construiu uma sequência de oito vitórias consecutivas sobre adversários peruanos, todas pela fase de grupos da Libertadores. Nesse período, foram dois triunfos sobre o Alianza Lima-PER (2018), dois sobre o Melgar-PER (2019), dois contra o Universitario-PER (2021) e, mais recentemente, duas vitórias sobre o Sporting Cristal-PER em 2025. O saldo é grande: 30 gols marcados e apenas cinco sofridos.


O histórico contra o Universitario reforça o favoritismo alviverde. Em 14 duelos ao longo da história, foram 10 vitórias do Palmeiras e quatro derrotas. Pela Libertadores, os clubes se enfrentaram seis vezes, sempre na fase de grupos, com cinco vitórias palestrinas e apenas um revés. Houve ainda oito confrontos amistosos, todos em Lima, com cinco vitórias verdes e três derrotas.


O último encontro entre as equipes deixou claro a superioridade palmeirense. O jogo ocorreu em maio de 2021, no Allianz Parque, e terminou em goleada por 6 a 0 para o Palmeiras, com gols de Viña, Zé Rafael, Gustavo Gómez, Willian e Rony, duas vezes.