Palmeiras perde para o Grêmio e chance de título fica distante

Palmeiras leva empate nos acréscimos da etapa inicial, cede dois pênaltis e é superado pelo Grêmio em duelo movimentado

Por: Lucas Soares
14 horas atrás em 25 de novembro de 2025
Foto: Cesar Greco/Palmeiras



Palmeiras e Grêmio fizeram um jogo movimentado e com alternâncias na Arena do Grêmio, que terminou com vitória do Tricolor Gaúcho por 3 a 1. O Verdão começou melhor, abriu o placar e dominou boa parte do primeiro tempo, mas acabou sofrendo o empate nos acréscimos e viu o adversário crescer na etapa final.

Apesar do alto volume ofensivo palmeirense, o Grêmio foi mais efetivo, aproveitou duas penalidades e confirmou a virada. Mesmo criando boas oportunidades, o Palmeiras pecou nas finalizações e não conseguiu transformar o domínio em um resultado positivo. Agora, para o Verdão conseguir o título do campeonato, o time de Abel precisa vencer os dois próximos jogos e torcer para dois tropeços do Flamengo.





Escalações





Grêmio: Tiago Volpi, Marcos Rocha (João Lucas), Wagner Leonardo, Kannemann, Marlon, Edenílson (Willian), Dodi (Cuéllar), Arthur Melo, Pavón (Alysson), Carlos Vinícius e Amuzu (Cristaldo). Técnico: Mano Menezes

Palmeiras: Marcelo Lomba, Giay, Benedetti, Micael (Riquelme), Jefté, Aníbal Moreno (Andreas Pereira), Emiliano Martínez, Felipe Anderson, Facundo Torres (Allan), Maurício (Luighi) e Ramon Sosa (Bruno Rodrigues). Técnico: Abel Ferreira.





Primeiro Tempo





O Palmeiras começou melhor e abriu o placar aos 23 minutos, em jogada bem construída pela esquerda, quando Ramón Sosa fez ótimo cruzamento e Facundo Torres completou de cabeça. O ritmo seguiu forte, com o Verdão controlando a posse, acumulando finalizações e levando constante perigo ao gol de Volpi. Sosa, Benedetti e Maurício ainda apareceram com chances claras.

O Grêmio, que até então chegava apenas em transições rápidas, cresceu na reta final da primeira etapa. Marcelo Lomba teve de trabalhar em finalizações de Edenílson, Dodi e Amuzu. A pressão surtiu efeito aos 46 minutos, quando Amuzu aproveitou desvio de Wagner Leonardo após lateral cobrado por Marcos Rocha e empatou o jogo. O Tricolor ainda quase virou com Arthur, mas o meia chutou por cima.





Segundo Tempo





O segundo tempo voltou com ritmo mais leve e poucas chances criadas. O Grêmio conseguia subir esporadicamente e em uma dessas escapadas, Aníbal Moreno tentou cortar cruzamento para Carlos Vinícius mas acertou a perna do jogador, cometendo pênalti que foi marcado somente com auxílio do VAR. Carlos bateu e converteu a cobrança para o Tricolor, virando o jogo.

O Palmeiras respondeu rápido e Abel logo adiantou suas linhas e fez alterações ofensivas, conseguindo criar chances mais perigosas em chutes de fora da área. No entanto, essa subida acabava deixando a defesa do Verdão mais exposta e acabava gerando perigosos contra ataques para o Grêmio. Aos 25, grande jogada do ataque do Palmeiras deixou Facundo Torres sozinho na marca do pênalti, mas o atacante pegou mal e jogou por cima, perdendo grande oportunidade.

Aos 34 minutos, Artur recebeu um bom passe dentro da área e, ao proteger a bola, foi derrubado por Giay que cometeu o segundo pênalti do Palmeiras no jogo. Após revisão no VAR, o juiz ainda aplicou cartão vermelho para o defensor. Willian foi pra cobrança e marcou o terceiro do Tricolor no jogo.

No apagar das luzes, aos 49 minutos do segundo tempo, em cruzamento de Allan na área, a bola desviou em Wagner Leonardo e sobrou para Benedetti empurrar para as redes. Após longa revisão do VAR, o gol foi confirmado, e o placar foi encerrado em 3 a 2 para o Grêmio.





Próximo compromisso





O próximo jogo do Verdão é a grande final da Copa Libertadores da América, contra o Flamengo, no dia 29 de novembro, ás 18h, no Estádio Monumental, na Argentina.