Líder isolado do Campeonato Brasileiro Sub-20, o Palmeiras entra em campo nesta segunda-feira com a chance de manter a ótima fase, e, de quebra, complicar (e muito) a vida de um dos seus maiores rivais.
Em duelo válido pela 17ª rodada da competição, o Verdão encara o São Paulo com um objetivo de manter a liderança isolada, e, deixar o Tricolor em situação delicadíssima na tabela. O Palmeiras já está classificado para as quartas de final com três rodadas de antecedência.
Após a vitória por 2 a 1 sobre o Vasco, fora de casa, na rodada passada, o time alviverde chegou aos 36 pontos em 16 jogos. São 11 vitórias, três empates e apenas duas derrotas, além de 36 gols marcados e 17 sofridos, campanha que garante o topo isolado da classificação.
Do outro lado, o São Paulo vive realidade oposta. A equipe tricolor faz campanha irregular e ocupa apenas a 13ª colocação, com 21 pontos, cinco vitórias, seis empates e cinco derrotas, com 24 gols marcados e 24 sofridos. O time está três pontos atrás do América-MG, atual 8º colocado e último integrante da zona de classificação para a próxima fase.
O clássico desta tarde, portanto, tem um clima decisivo para os visitantes. Em caso de derrota no Choque-Rei e vitória do América-MG na rodada, o São Paulo ficaria seis pontos atrás do G-8, restando apenas duas rodadas para o fim da primeira fase. Nesse cenário, ainda haveria chance matemática de classificação, mas a equipe teria que tirar diferença de saldo de gols e torcer por tropeços diretos dos rivais.