Palmeiras e Corinthians se enfrentam nesta segunda-feira (1), às 20h (de Brasília), pela 13ª rodada do Brasileirão. Uma vitória palmeirense no Allianz Parque pode sacramentar a demissão do técnico António Oliveira. A diretoria corintiana considera o Dérbi um “tudo ou nada” para o futuro do treinador.
Nos últimos dez anos, o Palmeiras foi “responsável” por três demissões de técnicos do Corinthians. Em 2016, uma derrota por 2 a 0 na Neo Química Arena resultou na demissão de Cristóvão Borges, que teve um aproveitamento de 48,1% em 18 partidas. Em 2020, Tiago Nunes foi demitido após um revés de 2 a 0 para o Palmeiras, com um aproveitamento de 45% em 27 jogos.
E, em 2021, Vagner Mancini caiu após uma derrota de 2 a 0 na semifinal do Campeonato Paulista, depois de uma goleada sofrida contra o Peñarol pela Copa Sul-Americana. Mancini teve um aproveitamento de 54% em 45 jogos, ficando mais tempo no cargo do que seus antecessores.
Agora, António Oliveira pode ser a quarta vítima do Palmeiras caso perca o clássico, aumentando a pressão sobre seu desempenho à frente do Corinthians. O português tem 26 jogos à frente da equipe alvinegra, sendo 12 vitórias, oito empates e seis derrotas.