O Palmeiras assumiu a liderança na última rodada, ao vencer o Atlético-GO por 1 a 0 fora de casa, enquanto o Botafogo tropeçou no empate em 1 a 1 contra o Vitória, no Nilton Santos. O Verdão, embalado por três vitórias consecutivas contra Grêmio, Bahia e Atlético-GO, chega em grande fase. Por outro lado, o Glorioso acumula três empates consecutivos diante de Cuiabá, Atlético-MG e Vitória, o que acendeu alertas no clube carioca.
Além do peso em campo, os bastidores também estão agitados. A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, mandou indiretas ao investidor botafoguense John Textor, aumentando o clima de rivalidade antes da partida.
A vitória nesta “final antecipada” pode decidir praticamente o campeonato:
- Se vencer, o Palmeiras abrirá três pontos de vantagem e poderá conquistar o título já na próxima rodada, contra o Cruzeiro, no Mineirão, repetindo o desfecho de 2023.
- Se o Botafogo triunfar, retomará a liderança e dependerá de mais uma vitória em seus dois últimos jogos para garantir a taça.
- Empate mantém as chances de ambos, mas deixará o Verdão dependendo apenas de si, graças à vantagem em quantidade de vitórias (21 a 20).
Após este confronto, as duas equipes ainda terão dois jogos para disputar:
- Palmeiras: visita o Cruzeiro (4/12) e encerra contra o Fluminense (8/12) no Allianz Parque.
- Botafogo: enfrenta o Internacional em Porto Alegre (4/12) e fecha contra o São Paulo (8/12) no Nilton Santos.