Invicto contra os argentinos em mata-matas, Alviverde inicia amanhã as quartas da Libertadores buscando manter a escrita
Gustavo Gomez - Foto: Cesar Grecco / PalmeirasO Palmeiras entra em campo nesta quarta-feira, 17 para enfrentar o River Plate, no jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores. O duelo é equilibrado em termos tradição, mas o time brasileiro chega com um retrospecto animador: em confrontos de mata-mata contra os “Millionarios”, o Alviverde jamais foi eliminado.
O primeiro capítulo dessa história aconteceu em 1999, na semifinal da Libertadores. O River venceu a ida por 1 a 0 no Monumental de Núñez, gol de Sergio Berti. No entanto, no antigo Palestra Itália, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari reagiu com autoridade e aplicou 3 a 0, com dois gols de Alex e um de Roque Júnior. A classificação abriu caminho para a conquista do primeiro título continental do clube, diante do Deportivo Cali, nos pênaltis.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Mais de duas décadas depois, em 2020, os caminhos se cruzaram novamente. Na ida da semifinal, disputada no estádio Libertadores de América, o Palmeiras goleou por 3 a 0, com gols de Rony, Luiz Adriano e Matías Viña. No Allianz Parque, o River reagiu com vitória por 2 a 0, gols de Robert Rojas e Rafael Borré, mas não foi suficiente para evitar a classificação palestrina. A campanha terminou com o bicampeonato continental, conquistado contra o Santos no Maracanã, com o gol histórico de Breno Lopes.
Agora, 25 anos depois do primeiro encontro decisivo, Palmeiras e River Plate voltam a medir forças, com o Allianz Parque e o Monumental de Núñez novamente como palcos. O histórico favorece o time brasileiro, mas a rivalidade promete mais um capítulo intenso na luta por uma vaga na semifinal da Libertadores.