Palmeiras tem a maior média de lesões em 2024

Por: Neila Gonçalves
1 ano atrás em 22 de setembro de 2024
Foto: Divulgação/Palmeirasweb


A lesão de Estêvão na coxa esquerda ressaltou o impacto que as contusões têm causado ao Palmeiras em 2024. Até na última sexta-feira (20), o departamento médico registrou 24 lesões em 55 jogos, resultando na maior média de problemas médicos desde a chegada de Abel Ferreira ao clube.




Com 0,43 lesão por partida, conforme dados levantados por Guilherme Maniaudet, a atual média supera as temporadas anteriores sob o comando de Abel. Em 2021, por exemplo, foram 29 lesões em 73 partidas até setembro, com média de 0,39. Naquela ocasião, o calendário mais extenso foi influenciado pelo adiamento de jogos durante a pandemia.


Abel reconheceu o aumento de contusões: “Nunca tivemos tantas lesões desde que cheguei aqui”, disse o técnico após perder Mayke contra o Cuiabá.


O começo de 2024 seguia o padrão de outras temporadas, mas o volume de jogos e a ausência de pausas para a Copa América agravaram o cenário à medida que o ano avançou. Entre julho e agosto, o Palmeiras somou 13 contusões, superando todo o primeiro semestre.


Para o clube, o calendário apertado é o principal fator. O Palmeiras tem sido um dos maiores defensores de uma revisão na carga de jogos, postura que sustenta há anos.


“Estamos em quase todas as finais e somos penalizados pelo excesso de partidas”, declarou o diretor de futebol, Anderson Barros, ainda em 2022.


Evolução das lesões sob Abel Ferreira:



  • 2021: 29 lesões em 73 jogos até setembro;

  • 2022: 21 lesões em 64 jogos até setembro;

  • 2023: 21 lesões em 58 jogos até setembro;

  • 2024: 24 lesões em 55 jogos até 19 de setembro.


Mesmo com o aumento nas lesões, o Palmeiras ainda figura entre os times da Série A com menos problemas médicos, ocupando o quinto lugar no ranking do Espião Estatístico até o final de agosto, com 23 lesões. Somente Corinthians, Vasco, Bahia e Athletico têm números menores. O Fluminense lidera com 49 lesões em 2024.


Com a eliminação da Copa do Brasil e Libertadores, o Palmeiras agora se concentra apenas no Brasileirão, mas Abel Ferreira continua enfatizando o desgaste dos jogadores devido ao excesso de partidas.