O Palmeiras entra em campo nesta sexta-feira (4), às 22h (de Brasília), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia (EUA), para um duelo decisivo contra o Chelsea, valendo vaga na semifinal do Mundial de Clubes da FIFA. E embora o confronto represente um desafio de peso, o Verdão está acostumado a enfrentar adversários da Terra da Rainha e o retrospecto é marcado pelo equilíbrio.
Até aqui, o Alviverde já disputou seis partidas contra equipes inglesas ao longo da história, com um retrospecto absolutamente igual: duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Os confrontos foram contra Arsenal (duas vezes), Portsmouth, Coventry City, Manchester United e o próprio Chelsea.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Contra equipes da Europa no geral, o histórico palmeirense é ainda mais encorpado. São 112 jogos diante de clubes europeus, com 60 vitórias, 28 empates e 24 derrotas.
A última vez que o Verdão enfrentou um time inglês, aliás, ainda está viva na memória do torcedor. Em fevereiro de 2022, pela final do Mundial de Clubes da edição 2021, o Palmeiras mediu forças justamente com o Chelsea. Naquela ocasião, o duelo foi intenso e decidido na prorrogação.
Lukaku abriu o placar para os ingleses, Raphael Veiga empatou de pênalti, no tempo normal, e o título londrino veio apenas na prorrogação, após Havertz converter uma nova penalidade, na reta final, quando as equipes já se preparavam para os pênaltis, gerando frustração para a torcida alviverde.
Agora, o reencontro acontece em uma nova fase do torneio intercontinental. O Chelsea avançou às quartas de final ao superar o Benfica por 4 a 1, em um jogo marcado por uma paralisação de duas horas por conta das condições climáticas. Já o Palmeiras garantiu sua vaga ao vencer o Botafogo por 1 a 0 na prorrogação, com gol de Paulinho, e que quebrou uma amarga sequência de eliminações em mata-matas.